Tarcísio é principal foco de atenção de ministros do STF no ato pró-anistia em SP

Por Bela Megale

Do jornal O Globo

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que as falas de Jair Bolsonaro e do pastor Silas Malafaia, os organizadores do ato pela anistia em São Paulo, trará “mais do mesmo”. O foco dos magistrados está voltado para o discurso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Visto como moderado e com postura mais ao centro pela maioria da corte, Tarcísio enfrentou desgaste junto aos magistrados por causa de sua fala no ato de Copacabana, em 16 de março. Ministros, inclusive Alexandre de Moraes, com quem o governador mantém bom trânsito e diálogo, se queixaram do tom adotado pelo pupilo de Bolsonaro, para defender os condenados pelo 8 de janeiro.

No carro de som no Rio de Janeiro, Tarcísio classificou os réus dos ataques golpistas como “inocentes que receberam penas desarrazoadas” e disse que a anistia aos envolvidos nos ataques golpistas seria um caminho para pacificar o país.

Leia mais

A leitura dos ministros do Supremo é que Bolsonaro e Malafaia seguirão o mesmo roteiro das manifestações anteriores, inclusive com ataques diretos ao STF e a Moraes. A dúvida, porém, é se Tarcísio vai amenizar a fala ou subir o tom para defender a anistia.

Como informou a coluna, ministros da corte têm mostrado descontentamento com a postura de Tarcísio, de ficar com um pé em cada canoa. A avaliação feita é que o governador tem pesado nos gestos ao bolsonarismo. A portas fechadas, Tarcísio também tem aumentado suas críticas ao STF.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.