Lula vence todos os nomes da direita, aponta Datafolha

O presidente Lula contra pré-candidatos de direita venceria todos os nomes em disputa na eleição de 2026 caso o pleito fosse agora, aponta a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5). Em outro recorte, o levantamento também divulgou como a população tem avaliado o governo e indicou crescimento de 5% na aprovação desde a última consulta.

Os sinais de que a popularidade de Lula não deve cair mais são corroborados ao confrontar o seu nome contra candidatos de direita e extrema direita – condições que o presidente aparece na frente nas intenções de voto.

Em um dos cenários testados Lula (PT) marca 36% das intenções de voto contra 30% (do inelegível até 2030) Jair Bolsonaro (PL). Neste grupo ainda aparecem Ciro Gomes (PDT) com 12%, Pablo Marçal (PRTB) que também está inelegível com 7%, Eduardo Leite (PSDB) com 5%, além de brancos/nulos/nenhum 9% e 2% que não sabem.

Nesta semana o Quaest também divulgou pesquisa que coloca que Lula venceria todos os nomes de direita e extrema direita em possíveis quadros de segundo turno. Confira: Lula ganharia em todos cenários de 2026

Sem a presença do ex-presidente a diferença de Lula para o segundo colocado é ainda maior. Lula fica com 35% das intenções contra 15% de Tarcísio de Freitas (Republicanos) que desponta como possível nome em substituição a Bolsonaro, além de Ciro Gomes (PDT) e Pablo Marçal (PRTB) ambos com 11%, Ratinho Júnior (PSD) 5%, Eduardo Leite (PSDB) e Romeu Zema (Novo) cada um com 3%, Ronaldo Caiado (União) 2%, brancos/nulos/nenhum 11% e os que não sabem 3%.

É preciso considerar que a profusão de nomes entre a direita pulveriza as intenções, o que de fato não deverá ocorrer. E ainda que estamos a 18 meses das eleições, portanto muita coisa ainda pode acontecer.

Já no caso de a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL) ser lançada os números ficam muito próximos ao cenário com Tarcísio: Lula 35%; Michele 15%; Ciro Gomes 12%; Pablo Marçal 10%; Ratinho Jr. 5%; Romeu Zema 4%; Eduardo Leite 3%; Ronaldo Caiado 3%; brancos/nulos/nenhum 10%; e não sabem 2%.

Leia mais: Datafolha mostra recuperação na aprovação do governo Lula

Também foi colocado para o levantamento Eduardo Bolsonaro (PL), que  “fugiu” para os Estados Unidos, como indicam alguns deputados, para escapar da Justiça. Neste caso, Lula mantém os 35%, Ciro fica com 12%, Eduardo Bolsonaro marca 11%, Pablo Marçal 10%; Ratinho Jr. 6%; Romeu Zema 4%; Eduardo Leite 4%; Ronaldo Caiado 3%; brancos/nulos/nenhum 12%; e não sabem 3%.

Em uma avaliação mais enxuta, com apenas três nomes, Lula fica com 43%, Tarcísio 24%, Marçal 15%, brancos/nulos/nenhum 16% e não sabem 2%.

A pesquisa Datafolha entrevistou pessoalmente 3.054 pessoas de 16 anos ou mais, em 172 municípios, entre 1 e 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos em todos os cenários.

Pesquisa espontânea

Quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados Lula também aparece em vantagem. Enquanto o presidente é citado por 20% das pessoas, Bolsonaro é por 14%, Tarcísio e Ciro são cada um por 1%, assim como os que responderam “no atual” (1%), no candidato do PT (1%) e não vota (1%). Dessa maneira é possível atribuir que o presidente Lula teria ao seu valor somado mais 2%.

Além disso, no formato espontâneo, 52% disseram não saber, 4% deram outras respostas e 6% indicaram voto em branco/nulo/nenhum.

O post Lula vence todos os nomes da direita, aponta Datafolha apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.