O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), reforçou sua pré-candidatura à presidência da República com um discurso centrado em segurança pública, educação, experiência política e vínculos com a Bahia. Durante evento realizado na capital baiana nesta sexta-feira, 4, Caiado ressaltou resultados de sua gestão, destacou valores familiares, enalteceu aliados políticos e procurou se apresentar como uma liderança experiente, de perfil conservador, com histórico de enfrentamento e autoridade no combate ao crime.
Com mais de 40 anos de vida pública, Caiado defendeu que sua trajetória é marcada pela coerência política e pelo compromisso com a boa gestão. “Graças a Deus, eu sempre estive dentro dos meus ideais e das convicções democráticas, defendendo aquilo que é a boa prática da política”, afirmou. Segundo ele, a missão de governar deve ter como foco o bem coletivo, e não o interesse pessoal: “Não para amanhã se beneficiar dela, mas para poder transferir ao povo que nós governamos a melhor qualidade de vida como nós pudemos.”
Segurança e educação como pilares
Ao relembrar o início de sua gestão em Goiás, Caiado destacou o enfrentamento à criminalidade como marca do seu governo. “Quando eu assumi, Goiás era desmembrando dos bandidos, roubava-se pra todo lado, corrompia-se pra todo lado, ninguém tinha paz. Goiás tinha as quatro primeiras cidades mais violentas do Brasil”, disse.
O governador afirmou que sua prioridade foi restaurar a ordem e garantir segurança ao cidadão comum. “Na posse do governador do Estado, eu disse: o primeiro mandamento do governador Ronaldo Caiado é: o bandido muda de profissão, o bandido muda de Estado.”
Para Caiado, segurança pública é condição fundamental para o pleno funcionamento de um Estado democrático. “Quando se tem segurança pública, se tem gestão plena”, afirmou.
Ele defendeu que o combate ao crime deve garantir tranquilidade tanto nas áreas urbanas quanto rurais, e citou como exemplo o direito da dona de casa de passear com os filhos na praça e do trabalhador de sair cedo para o trabalho sem medo de ser assaltado. “Nunca passei a mão na cabeça de bandido, nunca vi você ser uma bandidagem, desde que me entendi por gente”, declarou.
Na área da educação, Caiado disse acreditar que o ensino é essencial para mudar realidades e formar cidadãos com autonomia. “Entregue a criança e o jovem na educação nossa, que nós curtamos ter e damos a eles a melhor educação do país”, afirmou. O governador também criticou soluções artificiais e defendeu uma formação sólida, sem “falsos positivos”.
História pessoal, vínculos e aliados
Ao se apresentar como pré-candidato, Caiado reforçou sua trajetória pessoal e política. “Eu sou um homem que tem quarenta anos de vida pública, não tem nada que me desaponte”, disse. Declarou ainda que cresce na adversidade e que não se curva diante de ameaças ou dificuldades. “Eu trago a família ao meu lado para mostrar ao povo que cada vez mais nós temos força para o enfrentamento.”
Durante o evento, Caiado fez questão de reforçar sua ligação com a Bahia. Contou que sua história no estado começou antes da política, ainda na formação médica. “Sou discípulo de Nova Monteiro, o mais famoso ortopedista brasileiro”, afirmou.
Ele mencionou também sua atuação como médico em comunidades da região de Feira de Santana e destacou o respeito que conquistou por sua presença e contribuição. “Pergunte ao povo de Confins de Feira se o Caiado estava lá ou não, para ter vendo, operado, ajudado durante toda uma vida.”
Caiado também teceu elogios a aliados políticos, com destaque para ACM Neto. “Neto e eu fazíamos o debate, o enfrentamento, fazendo o que nós defendíamos e o que nós acreditamos nesse país”, disse. O governador goiano comparou a gestão de Neto em Salvador à sua em Goiás. “Neto recebeu Salvador como Caiado recebeu o estado de Goiás”, declarou, classificando o ex-prefeito como “o melhor gestor da história de Salvador” e uma referência nacional em administração pública.
Leia também Veja o que pensam lideranças do UB sobre a pré-candidatura de Caiado;
O post Caiado amplia articulação nacional e apresenta propostas como pré-candidato apareceu primeiro em Jornal Opção.