O governo de Goiás foi elogiado por lideranças nacionais em evento realizado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nesta sexta-feira, 4, para conceder a Ronaldo Caiado (UB) o título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho. ACM Neto, Luiz Henrique Mandetta, Sergio Moro e outros compararam os resultados do governo de Goiás com os resultados da gestão de Jerônimo Rodrigues (PT) no governo da Bahia.
Em discurso na cerimônia, ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, afirmou: “A Bahia ocupa o último lugar no Brasil nos índices de inclusão social. Pobreza, fome e miséria no estado que é governado pelo PT há 20 anos. Goiás, pelo contrário, é um dos primeiros em geração de emprego e renda.”
“Enquanto Goiás é o estado com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, a Bahia ocupa a penúltima posição. A diferença entre o compromisso com os jovens entre os governos do UB e do PT é clara. Goiás ampliou sua rede de saúde; a Bahia tem a “fila da morte”, a fila da regulação para aqueles que aguardam atendimento.”
“A Bahia ocupa o primeiro lugar em número de homicídios. Em território baiano, dominam as facções. Há famílias que não podem sair de casa após as 18h. Aqui se diz que há a ‘Jerolândia’, o mundo paralelo da propaganda de Jerônimo Rodrigues. Mas a segurança só melhora quando o governador chama para si a responsabilidade. Se quisermos viver em um estado mais seguro, temos de trocar os governantes.”
Em entrevista coletiva, o ex-deputado federal e ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou: “Sou testemunho do bem que Caiado fez por Goiás e do bem que ele pode fazer pelo Brasil. É um prazer estar aqui apoiando um grande amigo. Nosso projeto agora é fazer uma boa pré-campanha por Caiado para a Presidência da República”.
No evento, o senador Sergio Moro (UB) destacou o aumento da criminalidade no Brasil como motivo pelo apoio a candidatura do governador goiano. O senador falou ao Jornal Opção no evento, realizado em Salvador.

“A violência crescente é reflexo do governo Lula da Silva (PT), que não tem propostas para a segurança pública”, disse Sergio Moro. “Estou no Senado Federal há dois anos e não existe um projeto sequer para conter a criminalidade. Esse é um problema do Brasil inteiro,. No Paraná, assassinatos bárbaros sendo filmados; delegacias sendo atacadas no Rio de Janeiro; aqui na Bahia foram 4.480 assassinatos em 2024. Esse modelo não funciona, favorece o aumento da criminalidade”.
Em entrevista coletiva, Ronaldo Caiado afirmou: “Nós, do União Brasil temos os governadores mais bem avaliados do Brasil.” Marcos Rocha, Mauro Mendes e Ronaldo Caiado têm aprovação superior a 80% em RO, MT e GO, respectivamente. Caiado prosseguiu: “O PT na gestão pública é um zero a esquerda. Por que nenhum governo do PT concorre conosco? Fazemos parte do Brasil que trabalha que produz.”
Questionado sobre Jair Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado afirmou: “Bolsonaro tem o mérito de ter reerguido a direita no país. Sempre será uma pessoa com capacidade de liderança.”
O post Veja o que pensam lideranças do UB sobre a pré-candidatura de Caiado apareceu primeiro em Jornal Opção.