Repercussão nacional da estreia do podcast Direto de Brasília

Veja aqui matéria do Valor Econômico baseada na entrevista do Direto de Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin:

Alckmin diz que Lula é favorito para 2026, desconversa sobre ser vice e culpa inflação por alta desaprovação do governo

Por Jéssica Sant’Ana

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta quinta-feira (3) que é natural que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja candidato à reeleição em 2026. Ele também atribuiu a desaprovação do governo nas pesquisas à alta da inflação.

“É natural a candidatura a presidente de Lula. Lula tem experiência, tem liderança, é o único brasileiro que foi três vezes presidente da República. Eu diria hoje que Lula é favorito [a vencer as eleições de 2026]”, disse Alckmin e entrevista ao podcast Direto de Brasília, do Blog do Magno.

Leia mais

Questionado se será o candidato a vice-presidente de Lula em 2026, ele respondeu: “Vice, você é convidado. Eu fui convidado na eleição anterior e fiquei muito honrado”. Ele também disse que está “muito feliz” trabalhando ao lado de Lula e à frente do Mdic.

Sobre o alto nível de desaprovação da gestão federal nas pesquisas, o vice-presidente afirmou que o governo Lula 3 ainda está no “meio do mandato”, mas que a inflação elevada tem influenciado a percepção dos eleitores.

“Tivemos momento difícil com inflação, mas estamos trabalhando para reverter”, disse Alckmin, ressaltando que a previsão para este ano é de safra recorde e de dólar mais baixo, em comparação com a disparada que aconteceu em 2024. “Eu acho que vamos ter bom ano, com inflação e inflação de alimentos menor”, destacou.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta semana mostrou que a desaprovação ao governo Lula aumentou sete pontos desde janeiro e chegou a 56% da população. É o maior percentual registrado na série histórica do levantamento, iniciada em 2023. O presidente tem perdido apoio até mesmo de seus eleitores mais fiéis. A pesquisa também mostrou que Lula lidera os cenários simulados de segundo turno para 2026, mas 62% avaliam que o petista não deveria tentar um novo mandato em 2026.

Alckmin reconheceu que o governo pode “melhorar muito” na comunicação, além de prestar mais contas das políticas implementadas para a população. Ele disse, contudo, que na sua visão qualquer pesquisa é uma “fotografia de momento”.

Por fim, ele voltou a dizer que, nesses momentos de “tumultos mundiais”, o Brasil pode fazer a diferença. “Enquanto estão aumentando tarifas, nós zeramos [a alíquota de impostação] de [alguns] alimentos”, declarou, em alusão ao “tarifaço” anunciado nesta quarta-feira (2) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Reforma política
Alckmin também defendeu, durante a entrevista, uma reforma política que reduza o número de partidos.

Segundo o vice-presidente, a fragmentação partidária dificulta a governabilidade de um presidente eleito. “Com cláusula de barreira, isso vai reduzir. É importante, mas, se a gente fizesse reforma política para reduzir siglas partidárias, também ajudaria”, afirmou.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.