Primeiro mutirão de limpeza de postes de 2025 retira 700 kg de cabos irregulares ou obsoletos em Florianópolis

Na retomada dos mutirões de limpeza de postes em Florianópolis, cerca de 700 kg de cabos obsoletos ou lançados irregularmente sobre a rede foram removidos em ação realizada nessa última quarta-feira (2), no Centro da Capital. Os trabalhos foram executados nas ruas Raul Machado, Djalma Moellman, e Cruz e Souza. Ao todo, as equipes percorreram 600 metros de vias e vistoriaram 27 postes.

Operações como essa fazem parte de um Protocolo de Cooperação Técnica (PCT) firmado em 4 de julho de 2024 entre a Celesc, a Prefeitura de Florianópolis e 14 empresas de telecomunicações. A ação desta quarta foi a primeira realizada em 2025.

Os trabalhos são executados por técnicos da Celesc em conjunto com funcionários das empresas participantes. A prefeitura colabora com caminhões e equipes para a remoção dos cabos, enquanto a Guarda Municipal organiza o trânsito durante as operações. Até o momento, foram realizadas 14 ações do tipo, resultando na remoção de mais 14 toneladas de cabos obsoletos ou irregulares.

O gerente do Departamento de Telecomunicações e Compartilhamento da Celesc, Carlos Eduardo Marcussi, afirmou que o mutirão reforça o compromisso da Companhia com a segurança da rede elétrica e a organização da infraestrutura urbana. “A retirada de cabos irregulares ou obsoletos reduz riscos de acidentes, melhora a qualidade dos serviços de telecomunicações e evita impactos na tarifa de energia. A cooperação entre a Celesc, a prefeitura e as empresas de telecomunicações é fundamental para garantir que a ocupação dos postes ocorra dentro das normas técnicas e com responsabilidade”, afirmou.

Já Maryanne Mattos, secretária Municipal de Segurança e Ordem Pública, destacou que a desordem na fiação dos postes não é apenas uma questão estética, mas também de segurança pública. “Cabos soltos ou mal instalados representam riscos para pedestres, motoristas e até para o trabalho das forças de segurança e resgate. Por isso, essa ação conjunta é tão importante. Com a fiscalização e a remoção de fios irregulares, atuamos em prol da mobilidade e do bem-estar da população”, disse.

Ações de fiscalização

O trabalho de fiscalização da Celesc envolve a regularização e limpeza de cabos na rede compartilhada, focando na remoção de fios clandestinos, fora dos padrões técnicos ou desativados. As empresas de telecomunicações são notificadas para corrigir irregularidades em até 30 dias, e, em casos mais graves, a remoção dos cabos é realizada para garantir a segurança.

O excesso de fiação nos postes geralmente ocorre devido ao uso irregular da infraestrutura por empresas sem contrato com a Celesc ou por instalações não autorizadas. Para utilizar os postes da distribuidora, é necessário que as empresas de telecomunicação apresentem um projeto à Celesc para obter a devida liberação e formalização do contrato de compartilhamento.

Além de aumentar a poluição visual, as práticas irregulares afetam a tarifa de energia, já que 60% da receita gerada pelo aluguel dos postes é revertida para a redução das tarifas dos consumidores. A comunidade também pode reportar situações de risco, como cabos rompidos ou baixos, pelo telefone 0800 048 0196.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.