Giro8 dá início à turnê 2025 do espetáculo ‘Começaria Tudo Outra Vez’ em Goiânia; grupo volta à capital para oficinas a partir de maio 

A companhia de dança Giro8 deu início à turnê 2025 do espetáculo ‘Faria Tudo Outra Vez’ em Goiânia, na última quarta-feira, 2. A apresentação trouxe ao público diferentes perspectivas sobre o amor, tanto romântico, quanto fraternal e até o amor próprio. Oito dançarinos dividiram o palco em diferentes cenas, com provocações e questionamentos típicos de cada uma dessas formas de amar. 

Ao Jornal Opção, Joisy Amorim, coreógrafa e diretora artística da companhia, explica que o espetáculo nasceu em 2023, pouco depois da pandemia da Covid-19. A ideia de trabalhar o amor busca trazer ao público algo positivo, como um presente, principalmente após esse “momento tão complexo que a gente viveu, que foi o momento pandêmico”. As referências ao amor Ágape (amor altruísta, incondicional), amor Eros (amor romântico) e ao amor Filia (base na amizade, companheirismo) permeiam a obra e trazem embasamento filosófico para o espetáculo ancorados na cultura grega clássica. 

Leia também: “Dança entre Apolo e Dionísio”: Evento celebra a obra de Jim Morrison, vocalista do The Doors

Basileu França encerra ano com a magia natalina de “O Quebra-Nozes”

Em 2024, o grupo passou por São Paulo, Argentina, Cuba, Bolívia e Panamá, e, neste ano, estreia a turnê do espetáculo em Goiânia. Agora, a equipe parte para o México, onde realizam apresentações nas cidades de Tijuana, Mexicali, Culiacán e Ciudad de México. Na sequência, existem apresentações do ‘Faria Tudo Outra Vez’ previstas no estado de São Paulo (capital, Rio Claro e Ribeirão Preto) e oficinas de balé clássico e dança contemporânea em Goiânia a partir de maio. 

Nos dias 4, 5 e 6 de julho o espetáculo está na capital paulista, enquanto nos dias 8, 9 e 10 de agosto chega a Ribeirão Preto e em 15, 16 e 17 do mesmo mês estará em Rio Claro. Essa parte da turnê acontece com apoio do SESI/SP. 

Em Goiânia, a companhia traz oficinas de dança para o Allegro Centro de Dança. São quatro encontros de 12 horas cada, voltados para artistas e estudantes de dança. Em maio e julho os estudos serão em ballet clássico, e em junho e agosto serão em dança contemporânea. Ainda não existem datas definidas e nem processo de inscrição em aberto. Além disso, a produção de um novo espetáculo está prevista ainda para este ano. A obra será baseada no trabalho de Clarice Lispector e será apresentada em novembro, mês de aniversário de 14 anos da Giro8.

No palco 

Yasmin Rodrigues, de 25 anos, é uma bailarina vinda de Natal para compor o elenco do Giro8. Ao final de cada apresentação, ela fala em completude e êxtase. A dançarina explica que uma das melhores sensações para quem está no palco é conversar e ser entendida pela plateia. “O amor preenche”, ela explica uma das mensagens gerais que é impressa na performance. “A gente navega entre esses amores, e não só o amor entre homem e mulher”, compartilhou.  

Uosston de Alcântara, vindo de Salvador, é um dos dançarinos que compõem o elenco do grupo. Ele explica que os personagens no espetáculo representam deuses encarnados que aprendem e reaprendem o processo de amar. Ele compartilhou parte do processo criativo: “Conhecer cada bailarino que fez antes, ver como cada um emprega sua pessoalidade, seu jeito de interpretar… foi muito interessante para mim poder compor minha própria entidade”. Por fim, compartilhando a felicidade em compor o processo, ele sintetiza as intenções desses deuses do espetáculo: “Amar essas sensações que só a gente que é de carne e osso entende”.   

O post Giro8 dá início à turnê 2025 do espetáculo ‘Começaria Tudo Outra Vez’ em Goiânia; grupo volta à capital para oficinas a partir de maio  apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.