Sistema de ensino cria banco de talentos inovador com dados escolares de seus alunos

A Dulino, um sistema de ensino inovador no cenário educacional brasileiro, está desenvolvendo um banco de dados robusto para analisar o desempenho dos alunos, mapear suas aptidões e oferecer suporte na orientação vocacional e no recrutamento de profissionais capacitados. Com uma base atual de mais de 40 mil alunos, o projeto está sendo expandido a nível nacional e internacional.

A iniciativa busca acompanhar o histórico educacional dos estudantes ao longo dos anos, mapeando tanto hard skills – conhecimentos técnicos – quanto soft skills, competências comportamentais cada vez mais valorizadas pelo mercado, como comunicação, liderança e resolução de problemas.

Leia mais

A Dulino já se destaca por sua abordagem inovadora, através do uso de tecnologias no processo de ensino, metodologias que colocam o aluno como protagonista, e ferramentas que oferecem suporte ao professor e gestor escolar. Além disso, sua atuação em regiões remotas do Brasil reforça seu compromisso com a educação acessível e de qualidade.

Orientação vocacional personalizada

Com o projeto, os alunos terão acesso a uma orientação vocacional precisa, baseada nos dados de desempenho escolar coletados ao longo dos anos. A partir dessas informações, será possível aconselhá-los sobre as áreas profissionais em que possuem maior aptidão, facilitando escolhas mais seguras e alinhadas ao mercado de trabalho.

Otimização dos processos de recrutamento

Diferente dos testes de recrutamento tradicionais, o banco de dados da Dulino vai oferecer uma visão completa da trajetória educacional dos alunos. Os indicadores de aprendizado avaliados em sala de aula serão expandidos para mapear as potencialidades de cada estudante, permitindo que o sistema sugira as profissões mais adequadas ao perfil de cada um.

Empresas também poderão acessar essas informações valiosas para identificar profissionais com habilidades técnicas e comportamentais alinhadas às suas necessidades e otimizar seus processos de recrutamento e seleção.

Suporte para empresas em busca de talentos

Além de beneficiar os alunos, o projeto fornecerá às empresas um recurso eficaz para encontrar profissionais com as habilidades específicas que procuram. “As empresas enfrentam dificuldades em mapear soft skills nos processos de recrutamento. Com nosso banco de dados, será possível identificar com precisão essas competências”, destacou Raphael Gadelha, CEO da empresa.

Com o banco de dados atualizado em tempo real, as empresas terão acesso a uma fonte confiável de jovens e profissionais capacitados, o que oferece uma vantagem competitiva tanto para os recrutadores quanto para os futuros empregados.

Impacto multicontinental no mercado de trabalho

Desenvolvido em escolas de todo o Brasil, o projeto tem um alcance internacional e nacional, e promete contribuir significativamente para a formação de profissionais mais preparados para os desafios do futuro.

O sistema de ensino já colhe resultados dessa iniciativa. O projeto já foi responsável por direcionar alunos para grandes empresas do país e fora do Brasil, inclusive para a própria Dulino reteu alguns talentos, através da correlação de aptidões com as vagas abertas no seu ambiente corporativo.

Ao integrar educação e mercado de trabalho de forma precisa e eficiente, a Dulino inova com uma solução que promete transformar tanto a orientação vocacional quanto os processos de recrutamento no Brasil.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.