Quaest: Lula ganharia em todos cenários de 2026 mesmo com piora na aprovação

A mesma pesquisa Genial/Quaest que trouxe um sinal de alerta ao indicar o aumento dos que desaprovam o governo Lula também indicou que o presidente venceria todos os pré-candidatos de direita e extrema direita em cenários de segundo turno das eleições 2026 se a eleição acontecesse agora.

Em um dos cenários traçados de forma estimulada, Lula tem 44% do eleitorado contra 40% de Jair Bolsonaro, que está inelegível e não poderá concorrer. Ainda que o petista esteja na frente é de se ponderar que os números estão no limite da margem de erro de 2 pontos percentuais.

Em outros sete cenários traçados, Lula também venceria contra Michele Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD), Pablo Marçal (PRTB), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União).

Leia mais: Metade dos brasileiros segue sem conhecer as vitrines do governo Lula

Confira abaixo os números, observando que os valores de intenções de voto em branco, nulo ou não vai votar ainda é alto, portanto, ainda há margem para crescimento dos pré-candidatos ao longo desse e do próximo ano.

Na pesquisa espontânea, quando o nome dos pré-candidatos não é apresentado, o presidente Lula também sai na frente, com 9%.

Apenas outros dois foram mencionados, Bolsonaro com 7% e Tarcísio com 1%. Nesse aspecto o número de indecisos é enorme, 80%.

Pontos de atenção

Alguns dos resultados ainda mostram pontos de atenção para o governo. Além do aumento da desaprovação que chegou a 56% dos entrevistados, o número de pessoas que acreditam que Lula não deveria ser candidato em 2026 subiu de 52% para 62% entre dezembro de 2024 e o atual resultado de março.

Apesar disso, o que beneficia Lula é o grande desconhecimento sobre os outros possíveis candidatos. Assim como na pesquisa espontânea onde só dois nomes da direita e extrema direita foram citados, é revelado que os governadores são ilustres desconhecidos pelo grosso da população. Tarcísio (governador de São Paulo) não é conhecido por 42%, Ratinho Jr. (Paraná) por 51%, Zema (Minas Gerais) 61% e Caiado (Goiás) 63%.

Outra questão ainda levantada pela pesquisa é de que “o piso de qualquer candidato de oposição contra o PT é de 30%. Por isso mesmo os candidatos desconhecidos por 60% têm pelo menos 30% em um eventual 2º turno contra Lula”, destaca Felipe Nunes, diretor da Quaest.

Os pesquisadores ouviram 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem é de 2 pontos percentuais.

O post Quaest: Lula ganharia em todos cenários de 2026 mesmo com piora na aprovação apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.