Após reportagem do Jornal Opção, obras da ponte sobre o Rio das Almas avançam

No início de março, a equipe do Jornal Opção esteve na ponte sobre o Rio das Almas, que liga os municípios de Rialma e Nova Glória, na BR-153, em Goiás. A estrutura, com 360 metros de extensão, apresenta sinais de desgaste e gera apreensão entre os usuários. Um morador da região informou ao repórter Cilas Gontijo que, após a divulgação da matéria por este veículo, um engenheiro tem sido visto diariamente realizando medições para a construção de uma segunda ponte.

Engenheiro da Ecovias do Araguaia l Foto: Instagram/José Nelto

Procurada, a Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pelo trecho da rodovia que liga Anápolis (GO) a Aliança do Tocantins (TO), disse apenas que o que está sendo executado, é operação periódica de monitoramento e vistoria na estrutura. A operação de rotina é parte das ações contínuas de monitoramento em todas as estruturas do trecho sob concessão.

Interdições programadas na BR-153/GO para monitoramento da ponte

Por meio de sua assessoria, a Ecovias do Araguaia anunciou interdições programadas na BR-153/GO, no km 286, em Rialma, para a realização de monitoramento e vistoria na ponte sobre o Rio das Almas.

Os bloqueios começaram na segunda-feira, dia 24, e ocorrerão diariamente entre 11h e meio-dia, por tempo indeterminado. Durante esse período, o tráfego será alternado entre interdições totais de até 20 minutos e o sistema de “pare e siga”.

Segundo a concessionária, a operação faz parte do monitoramento contínuo das estruturas sob sua administração. Motoristas que trafegam pelo trecho devem ficar atentos à sinalização e seguir as orientações dos profissionais no local.

Medo

Condutores que trafegam pelo local relatam instabilidade e vibração excessiva da estrutura. “Quem será o culpado?”, questionam motoristas, temendo um possível colapso. O engenheiro civil Rodrigo Carvalho da Mata, doutor em Engenharia de Estruturas pela USP, reforça o perigo:

“A ponte já está avisando. O deslocamento no meio do vão e a vibração são sinais claros de que há algo errado. Se não forem tomadas medidas urgentes, o risco de colapso é real.”

Qualquer pessoa pode constatar que a estrutura da ponte não está em condições normais, pois é visível a olho nu um rebaixamento na parte central, onde há uma rachadura que atravessa toda a largura da ponte. Além disso, é perceptível o quanto a estrutura balança com a passagem de caminhões pesados.

Fiscalização

O deputado federal José Nelton, que tem publicado diversos vídeos em suas redes sociais denunciando a precariedade da ponte, esteve no local no último domingo, 30. Na ocasião, constatou a presença de um engenheiro da Ecovias do Araguaia.

Deputado federal José Nelton denuncia precariedade da ponte l Foto: Redes sociais/Instagram

A ponte, assim como toda a malha viária, está sob responsabilidade da concessionária, que é fiscalizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Nelton destacou as dilatações existentes na estrutura e afirmou que seu papel como parlamentar — fiscalizar e cobrar soluções — está sendo cumprido:

“Minhas denúncias estão surtindo efeito. Quando cheguei aqui, havia um engenheiro da Ecovias trabalhando. Isso prova que as denúncias são verdadeiras e que nossa preocupação é justificada. Agora, a Ecovias está atuando, e eu sigo cobrando a construção da segunda ponte”, declarou o deputado em vídeo.

Ponte sobre o Rio das Almas pode cair: “Será uma tragédia anunciada”, alertam motoristas

Estado crítico da ponte Rio das Almas leva motoristas a retirar cintos de segurança por segurança ao passar pelo local

Ponte mais longa do mundo está localizada na China; veja detalhes

O post Após reportagem do Jornal Opção, obras da ponte sobre o Rio das Almas avançam apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.