SindJor Goiás apresenta documentário goiano “Um Homem Sem Rosto Resiste” neste domingo

Em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado no dia 7 de abril, os sobreviventes goianos da Ditadura Militar se vão se reunir no domingo, 6, às 19h, para o pré-lançamento do documentário “Um Homem Sem Rosto Resiste”, do cineasta goiano Luiz Gonçalves. O evento ocorrerá no auditório do Sindicato dos Jornalistas de Goiás.

Considerado um “média-metragem”, com menos de 50 minutos de duração, o documentário aborda a história de nove ex-presos políticos, incluindo dois jornalistas. O filme relata como esses sobreviventes resistiram às torturas nas prisões das Forças Armadas, em Goiânia e em Brasília, durante a Ditadura Militar. A produção apresenta depoimentos intercalados com imagens e fotos de arquivo, em preto e branco, e som instrumental de alta qualidade.

Segundo o cineasta, o documentário é uma homenagem ao seu avô, Rômulo Gonçalves, um advogado goiano que enfrentou a ditadura, e também reflete sua preocupação com a atual situação da democracia no país. “Desde as eleições de 2022, foi possível ver pessoas pedindo a volta dos militares ao poder, defendendo até a tortura; e mais recentemente, a revelação de planos antidemocráticos que pretendiam outro golpe militar no país”, afirmou.

Entre os entrevistados, a produção traz depoimentos dos ex-presos políticos goianos Abrão Marcos, médico psiquiatra; Dirce Machado, camponesa de Trombas; Horieste Gomes, historiador; Neso Natal, geólogo; Laurenice Nonô Noleto, jornalista e viúva do jornalista Wilmar Alves, ex-presidente do Sindjor-Goiás; Pinheiro Salles, jornalista baiano radicado em Goiânia; Washington Rabelo, matemático; João Silva Neto, ex-vereador; e Tarzan de Castro, ex-deputado.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás, Cláudio Curado, a produção ressalta a importância de a sociedade civil reafirmar o compromisso com a democracia. “Nenhum povo existe enquanto nação sem a garantia dos direitos humanos, e somente a democracia é capaz de garantir esses direitos fundamentais para a sobrevida de todos os seres viventes aqui na Terra. A esperança de um futuro com qualidade de vida está na união dos povos em defesa da democracia, e essa união começa dentro de nossas próprias casas, nos nossos sindicatos”, explicou.

Leia também:

Livro revela a história dos 170 militares e agentes que torturaram presos na ditadura militar

Jornalista vai publicar biografia de Zuzu Angel, estilista assassinada pela ditadura

O post SindJor Goiás apresenta documentário goiano “Um Homem Sem Rosto Resiste” neste domingo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.