‘Ficamos desesperados’, diz pai de criança que recebeu descarga elétrica ao encostar brinquedo em fiação no PA


Vídeo da ocorrência tem repercutido nas redes sociais. Caso ocorreu em Cametá, nordeste do estado. Segundo a família, a menina de sete anos teve ferimentos leves nas mãos e pernas. Criança sofre descarga elétrica na varanda de casa em Cametá
Novas imagens mostram o momento em que uma criança, de sete anos, sofre uma descarga elétrica enquanto brinca na varanda de casa, no bairro Central, em Cametá, no nordeste do Pará – confira no vídeo acima.
A menina, identificada como Nikolly Gabriela Gonçalves de Sousa, sofreu ferimentos leves e já está em casa, fora de perigo. O g1 conversou com o pai de Nikolly, Carlos Roberto Gonçalves de Sousa, e ele contou detalhes sobre o acidente
Segundo ele, o caso ocorreu no dia 24 de fevereiro, durante um jantar em família no segundo andar do prédio, que possui quatro andares. Porém, o vídeo só repercutiu nas redes sociais nesta última semana.
O pai contou que a criança estava brincando com a vareta de um balão iluminado com pisca-pisca. O balão foi retirado pela menina e o brinquedo ficou apenas com o fio do pisca-pisca e a vareta.
Os registros mostram a menina lançando a vareta com pisca-pisca em direção aos fios da rede, quando recebe a descarga elétrica e é arremessada no chão.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Criança encosta fio na rede de energia e sofre descarga elétrica
Reprodução
Pai da vítima esclarece ocorrido e fala em ‘milagre’
O pai da criança se pronunciou por meio de um vídeo que fez para as pessoas que procuraram a família, preocupados com o estado de saúde de Nikolly. No vídeo, Carlos contou que todos estavam em um momento feliz, quando a criança recebeu o choque.
“Ficamos desesperados, mas graças a Deus ela está bem!”, afirmou.
Carlos disse que a menina sofreu ferimentos leves nas mãos e nas pernas, foi levada para a urgência da cidade e foi liberada na mesma noite após exames de tomografia e outras avaliações médicas.
“É um milagre ela não só ter sobrevivido, como também estar aqui sem nenhuma sequela”, contou.
Já a criança falou que não se recorda de nada. Nikolly contou que sentiu apenas uma fraqueza no corpo e que, a partir disso, não se lembra de nenhum detalhe.
“Me deu uma fraqueza na hora e não lembro de mais nada. Nem de ter caído, não lembro nem se senti dor. Eu realmente estou bem”, disse.
Veja o vídeo completo ➡️
Pai de menina que sofreu descarga elétrica esclarece incidente
Fiação elétrica próxima das casas
De acordo com o relato de Carlos, os moradores do local haviam solicitado uma vistoria por parte da concessionária de energia há cerca de dois anos. O pedido ocorreu por conta da proximidade da fiação elétrica das casas.
Segundo o pai da criança, a empresa responsável por este serviço nunca realizou o serviço solicitado.
Um novo pedido foi realizado no dia 27 de fevereiro, três dias após o incidente, serviço este que também não foi realizado.
Posicionamento
Por meio de nota, a Equatorial Pará informou que “lamenta o acidente ocorrido no município de Cametá, no dia 24 de fevereiro, envolvendo uma criança e a rede elétrica” e alertou sobre os riscos de construir perto de fiações.
“A Distribuidora reforça que obras com dois ou mais andares exigem atenção especial, pois não devem ser realizadas próximas à rede elétrica. Paredes, janelas e sacadas devem manter uma distância mínima de três metros da rede de energia, a fim de evitar o toque acidental. Além disso, é importante destacar que qualquer tentativa de manipular a rede elétrica para afastá-la do local da obra é proibida, pois apenas profissionais autorizados pela Distribuidora estão capacitados para realizar esse tipo de intervenção.
O acidente foi, provavelmente, causado pelo material condutor presente no brinquedo da criança, que, ao entrar em contato com a rede elétrica, provocou um curto-circuito.
A Equatorial Pará informa que segue todas as normas e padrões regulamentares na instalação da rede elétrica e que, após tomar conhecimento do ocorrido — mesmo considerando que a construção foi realizada fora da faixa de segurança —, avaliará junto ao cliente as medidas necessárias para que não haja mais acidentes”.
Sobre o serviço de vistoria que não foi realizado no local, a empresa não retornou até a publicação desta reportagem.
Criança encostou objeto semelhante a uma vareta na fiação.
Reprodução / TV Liberal
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.