Campinas tem média de 11 furtos de veículos por dia e área do 4º DP é a com mais ocorrências; veja mapa


Estatística criminal divulgada nesta segunda (31) pela Secretaria de Segurança Pública aponta 321 boletins de ocorrência do crime em fevereiro, alta de 21,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Lagoa do Taquaral em Campinas (SP)
Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas
A Polícia Civil de Campinas (SP) registrou 321 boletins de ocorrência de furto de veículo em fevereiro, alta de 21,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior (264). Isso representa, em média, 11 casos por dia na metrópole.
E a área do 4º Distrito Policial (DP), que fica no bairro Taquaral, é a que concentra mais notificações: 58. Das unidades da Polícia Civil na cidade, apenas a delegacia de Viracopos não registrou o crime em fevereiro – veja mapa abaixo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Os dados fazem parte da estatística criminal divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgada nesta segunda-feira (31).

Depois da região do Taquaral, as áreas do 3º DP, que fica no bairro Botafogo, e do 5º DP, localizado na Vila Santana, foram as com mais registros de furtos de veículos, com 40 cada.
Já a delegacia de Sousas, o 12º DP, teve apenas uma ocorrência no mês.
Crimes contra o patrimônio
A estatística criminal de fevereiro aponta que embora tenha crescido o número de furtos de veículos, outros dos chamados “crimes contra o patrimônio” tiveram redução em Campinas.
A maior delas foi no roubo de cargas, com redução de 79% – foram cinco ocorrências, contra 24 em fevereiro de 2024.
Crime com mais registros mensais, os furtos caíram 5,1% no período analisado. Mas o total de 1.340 boletins de ocorrência representa que, em média, a Polícia Civil contabilizou, em média, 2 casos por hora em fevereiro.
Crimes contra o patrimônio em Campinas
O que diz a SSP?
O g1 pediu à Secretaria de Segurança Pública (SSP) um posicionamento sobre ações e se a pasta identificou o que teria provocado o aumento dos furtos de veículos em Campinas em fevereiro.
Em nota, a SSP informou que as polícias Civil e Militar atuam de forma integrada, “com investigações especializadas para desarticular quadrilhas e monitorar as rotas utilizadas pelos criminosos”.
“A PM mantém o patrulhamento ostensivo em pontos críticos, com reforço nas áreas de maior incidência”, destaca.
A pasta destacou as ações para diminuição de outros dados da criminalidade, como a queda dos roubos de carga, além da diminuição de registro de outros crimes contra o patrimônio.
Veja a nota na íntegra:
“A SSP reafirma seu compromisso no combate à criminalidade em Campinas. As polícias Civil e Militar atuam de forma integrada, com investigações especializadas para desarticular quadrilhas e monitorar as rotas utilizadas pelos criminosos. A PM mantém o patrulhamento ostensivo em pontos críticos, com reforço nas áreas de maior incidência. Para combater os roubos e furtos de carga, o programa Pró-Carga desenvolve estratégias específicas, incluindo a identificação e repressão de receptadores, que alimentam a cadeia ilícita dos crimes patrimoniais. Como resultado, Campinas registrou uma queda significativa nos roubos de carga, passando de 37 casos nos dois primeiros meses de 2024 para 9 no mesmo período de 2025, redução de 73,5%. O cenário acompanha a tendência de queda observada em todo o interior paulista, onde esse crime diminuiu 33,6%, alcançando o menor índice desde 2011. A cidade também apresentou redução de 9,7% nos roubos e de 4,3% nos furtos no primeiro bimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Além disso, nos primeiros dois meses do ano, 895 infratores foram presos ou apreendidos em Campinas (aumento de 12,3%), 56 armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas e 375 veículos foram recuperados”.
Sede do Deinter-2, em Campinas
João Gabriel Alvarenga/g1
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.