Estatal chinesa descobre campo petrolífero de 100 milhões de toneladas no Mar da China

A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) anunciou a descoberta de um grande campo petrolífero em “áreas profundas e ultraprofundas” a leste do Mar da China Meridional. As reservas comprovadas superam cem milhões de toneladas de óleo equivalente, segundo informação divulgada pela agência de notícias Xinhua na segunda-feira (31).

A descoberta ocorre em um contexto em que a China busca reduzir sua dependência de importações de petróleo e reforçar sua segurança energética. No entanto, especialistas apontam que as importações de petróleo bruto do país podem atingir o pico já no próximo ano, à medida que a demanda por combustível para transporte começa a desacelerar.

Detalhes da descoberta e localização
O campo petrolífero, denominado Huizhou 19-6, está situado a cerca de 170 quilômetros da costa de Shenzhen e se encontra dentro da Zona Econômica Exclusiva da China, fora das regiões disputadas do Mar da China Meridional. A profundidade média na área da descoberta é de 100 metros.

Produção e potencial de exploração
De acordo com a CNOOC, um poço de teste do campo Huizhou 19-6 produziu 413 barris de petróleo bruto e 2,41 milhões de pés cúbicos de gás natural por dia. O geólogo-chefe da CNOOC, Xu Changgui, afirmou que a descoberta confirma a existência do maior “campo petrolífero clástico” na China, destacando o elevado potencial de exploração de recursos em bacias de alta temperatura e pressão na costa do país.

Expansão de reservas

A recente descoberta no campo Huizhou 19-6 reforça a importância do Mar da China Meridional Oriental na expansão das reservas e produção da empresa. Essa nova descoberta se soma às já realizadas na região em 2023, incluindo Huizhou 26-6 Norte, Panyu 10-6, Kaiping 18-1 e Xijiang 24-2. A empresa tem se concentrado na exploração de águas profundas e camadas profundas (deep-play), alcançando sucessos significativos, como a descoberta de Kaiping 18-1, que representa a primeira descoberta de um campo petrolífero de 100 milhões de toneladas em águas profundas no Mar da China Meridional. Além disso, descobertas em formações profundas em Huizhou Sag e Panyu Sag demonstram o potencial contínuo da região.

O desenvolvimento do campo Huizhou 19-6 se alinha à estratégia da empresa de aumentar suas reservas e produção por meio de operações independentes e projetos de cooperação. O Mar da China Meridional Oriental tem se consolidado como uma das principais áreas de crescimento, com a entrada prevista de novos projetos em operação em 2024, incluindo o Projeto de Desenvolvimento do Campo Petrolífero Huizhou 26-6. Essas iniciativas fazem parte do esforço contínuo da empresa para fortalecer sua capacidade de exploração e garantir um suprimento energético mais estável.

O post Estatal chinesa descobre campo petrolífero de 100 milhões de toneladas no Mar da China apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.