Franquias crescem 15,8% e faturam R$ 121 bilhões no primeiro semestre

O faturamento das franquias avançou 15,8% no primeiro semestre de 2024, chegando a R$ 121.7 bilhões. A nova pesquisa da ABF destaca Saúde, beleza e bem-estar, Alimentação – Food Service e Casa e Construção entre os maiores crescimentos no segundo trimestre.

O mercado de franquias cresceu mais do que o setor varejista no segundo trimestre.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, o crescimento de dois dígitos do setor de franquias neste trimestre, além de reafirmar a resiliência e confiança no mercado brasileiro por parte das redes, é um reflexo da recuperação econômica pós-pandemia e do aumento do consumo.

“O franchising é, de fato, uma alternativa sólida para os empreendedores, oferecendo a eles modelos de negócios mais seguros, com treinamento, suporte e toda infraestrutura das empresas franqueadoras, o que é particularmente atrativo em tempos de volatilidade”.

Impacto das enchentes no Rio Grandedo Sul

A pesquisa apontou que houve um impacto pontual no setor com as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, mas os fatores que embasaram o crescimento no trimestre pesquisado acabaram prevalecendo. A entidade estima que o impacto da tragédia no faturamento do setor no RS, corresponda a, aproximadamente, um mês de faturamento da base instalada no estado.

“As redes nos relataram que o impacto mais severo se deu no mês de maio, com sinais de recuperação se iniciando em junho. Além disso, até o momento, as marcas relataram que vêm conseguindo preservar suas operações”, diz Moreira Leite.

Mais empregos e operações

O número de trabalhadores nas redes de franquias também cresceu no segundo trimestre deste ano. A mão de obra empregada chegou a 1,674 milhão, alta de 3,85%.

O estudo indicou também aumento no volume de operações de franquias. 4.273 operações foram abertas, totalizando 193.151 operações. Segundo a base pesquisada, foram abertas 4,3% mais franquias, encerradas 1,6%, com saldo positivo de +2,7%. Os repasses tiveram uma ligeira alta, de 0,7% para 0,9%.

Crescimento dos segmentos

Onze segmentos elencados pela ABF registraram crescimento no segundo trimestre deste ano. Saúde, Beleza e Bem-Estar apresentou a maior alta, de 21,7%, impulsionado especialmente pelo investimento em produtos personalizados, com o uso da inteligência artificial (IA), aumento das vendas de produtos farmacêuticos (de 10,7% no primeiro semestre, segundo a Abifarma), inclusão e diversidade dos produtos comercializados.

SEGMENTO 2º Tri 2023 2º Tri 2024 Δ %Var T2/2024 – T2/2023 % VAR OPERAÇÕES
Alimentação – Comercialização e Distribuição 5743 5867 2,2 6,1
Alimentação – Food Service 7943 9240 16,4 0,8
Casa e Construção 3460 3340 -3,5 0,7
Comunicação, Informática e Eletrônicos 10225 10549 3,2 0,8
Educação 3334 3601 8 1
Entretenimento e Lazer 1879 1974 5,1 1,2
Hotelaria e Turismo 465 564 21,3 0,6
Limpeza e Conservação 4064 4341 6,8 0,9
Moda 8420 8771 4,2 0,4
Saúde, Beleza e Bem Estar 13354 16257 21,7 0,4
Serviços Automotivos 1544 1650 6,9 0,3
Serviços e Outros Negócios 5738 6543 14 2,9

++ Notícias

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