Festival É Tudo Verdade completa 30 anos com força do documentário brasileiro

O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários chega à sua 30ª edição com uma seleção robusta de 85 produções de 30 países. De 3 a 13 de abril, São Paulo e Rio de Janeiro recebem sessões presenciais gratuitas. Entre 14 e 30 de abril, uma seleção de curtas estará disponível online, na plataforma Itaú Cultural Play.

O festival reafirma seu papel como vitrine do documentário de criação ao apresentar mais de 20 produções brasileiras inéditas, sendo 15 longas – nove deles dirigidos ou codirigidos por mulheres. A abertura celebra dois ícones da cultura nacional: Ritas, de Oswaldo Santana, sobre Rita Lee, será exibido aos convidados no dia 2 de abril, às 20h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. E Viva Marília, de Zelito Viana, dedicado a Marília Pêra, no dia 3 de abril, às 20h30, no Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro.

A retrospectiva nacional homenageia Vladimir Carvalho (1935–2024), referência no documentário brasileiro, com a exibição de todos os seus longas, como O País de São Saruê, Conterrâneos Velhos de Guerra, O Evangelho Segundo Teotônio e Rock Brasília – Era de Ouro. Como símbolo dessa história, o cartaz da edição traz um fotograma de 1964: Vladimir Carvalho segurando a claquete sob a direção de Eduardo Coutinho, nas filmagens originais de Cabra Marcado Para Morrer.

Entre os destaques da competição brasileira estão títulos como Lan – O Caricaturista, de Pedro Vinícius; Rua do Pescador, nº6, de Bárbara Paz; Mundurukuyü – A Floresta das Mulheres-Peixe, de Aldira Akay, Beka Munduruku e Rylcélia Akay; Quando o Brasil Era Moderno, de Fabiano Maciel; e Bruscky: Um Autorretrato, de Eryk Rocha.

Já a mostra internacional revisita a obra do britânico Humphrey Jennings (1907–1950), considerado um poeta do documentário, com clássicos como Fires Were Started e Family Portrait.

Especial 30!

Na comemoração de três décadas, o Especial 30! resgata títulos fundamentais da história do festival, como O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes e Cabra Marcado Para Morrer, este último dirigido por Eduardo Coutinho – que divide a capa do catálogo com Vladimir, em imagem icônica de 1964.

O evento mantém sua tradição de promover debates e encontros, como a 22ª Conferência Internacional do Documentário e os encontros da Formação Spcine Convida. Nos dias 10 e 11, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP sedia um seminário com cineastas premiados como Eliza Capai e Joel Zito Araújo.

A programação ainda inclui debates, conferências, encontros de formação e sessões acessíveis, reforçando o compromisso do É Tudo Verdade com a difusão e valorização do documentário como linguagem artística e crítica.

A cerimônia de premiação está marcada para 12 de abril, na Cinemateca Brasileira. Como Qualifying Festival, os vencedores das categorias competitivas garantem elegibilidade ao Oscar 2026.

O festival é patrocinado pelo Itaú, tem parceria com o Sesc-SP e conta com apoio de entidades como Spcine, RioFilme e Ministério da Cultura. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes das sessões. Veja onde assistir abaixo.

SÃO PAULO

Cinemateca Brasileira
Sala Grande Otelo – 210 lugares
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
Metrôs próximos: Hospital São Paulo (Linha 5 – Lilás) ou Vila Mariana (Linha 1 – Azul)

Cinesesc
279 lugares
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César
Metrô próximo: Consolação (Linha 2 – Verde)

Centro Cultural São Paulo
Sala Lima Barreto – 99 lugares
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Metrô próximo: Vergueiro (Linha 1 – Azul)

Centro de Pesquisa e Formação Sesc-SP
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Bela Vista – São Paulo – SP
Metrô próximo: Trianon-Masp (Linha 2 – Verde)

IMS – Instituto Moreira Salles
144 lugares
Avenida Paulista, 2024 – Bela Vista
Metrôs próximos: Consolação (Linha 2 – Verde) ou Paulista (Linha 4 – Amarela)

RIO DE JANEIRO

Estação Net Botafogo 
Sala 1 – 250 lugares
Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
Metrô próximo: Estação Botafogo

 Estação Net Rio
 Sala 5 – 107 lugares Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo
Metrô próximo: Estação Botafogo

Para ver a programação completa, acesse: https://etudoverdade.com.br/br

__

O post Festival É Tudo Verdade completa 30 anos com força do documentário brasileiro apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.