
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca neste domingo (30) para a França em uma viagem que tem como foco a transição ecológica e a reforma do G20, grupo que engloba as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana. O retorno a Brasília está previsto para quarta-feira (2).
A visita tem como objetivo restaurar o diálogo econômico entre Brasil e França, alinhado aos ministérios da área, e preparar o terreno para a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país europeu em junho. De acordo com o Ministério da Fazenda, os debates estarão concentrados em quatro principais eixos:
- Reformas econômicas no Brasil e na França;
- Cooperação multilateral, arquitetura financeira internacional e reforma do G20;
- Transformações ecológicas e sustentabilidade financeira;
- Complementaridade entre setores econômicos no Brasil e na França.
Reformas econômicas e transição ecológica em pauta
Haddad pretende apresentar ao governo e a empresários franceses as oportunidades de investimento estrangeiro abertas pela reforma tributária, regulamentada no ano passado e que começará a vigorar progressivamente a partir de 2026.
No campo da transição ecológica, o ministro destacará o Plano de Transformação Ecológica do Brasil e compartilhará com o ministro da Economia francês, Éric Lombard, a estratégia brasileira de integrar desenvolvimento sustentável e economia.
Dentre as iniciativas ambientais, será apresentado o Mecanismo de Financiamento das Florestas Tropicais (TFFF, na sigla em inglês), lançado em 2023 pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante a COP28. O objetivo do TFFF é arrecadar US$ 250 bilhões em fundos soberanos para investimentos na preservação das florestas tropicais.
Outro ponto chave da agenda será a regulamentação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa, sancionada no fim de 2024. Haddad discutirá a articulação do mercado global de créditos de carbono, uma prioridade para fortalecer a economia verde.
Agenda oficial na França
Na segunda-feira (31), o ministro participará de uma conferência na renomada universidade Sciences Po, em Paris, sobre os dez anos do Acordo de Paris. O evento será moderado pelo filósofo ambiental Pierre Charbonnier e pela economista e negociadora-chefe do acordo, Laurence Tubiana.
Em novembro, no G20 Social no Rio de Janeiro, Tubiana manifestou preocupação sobre o futuro do Acordo de Paris após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Ainda na segunda-feira, Haddad será homenageado com um jantar na Sciences Po.
Na terça-feira (1º), ele terá uma reunião bilateral com Éric Lombard às 11h30 (horário local). Em seguida, almoçará com empresários franceses e, às 13h30, fará um discurso na cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos Brasil–França. O retorno ao Brasil está previsto para a madrugada de quarta-feira.
O post Haddad viaja à França para discutir transição ecológica e reforma do G20 apareceu primeiro em Vermelho.