Nos últimos 10 anos, velocidade do trânsito em Goiânia diminuiu mais de 40%

A Prefeitura de Goiânia anunciou o lançamento de dois aplicativos, um para motoristas que usam Área Azul e outro para agentes de trânsito. A iniciativa busca modernizar a gestão do trânsito na cidade, com foco na tecnologia para otimizar processos e aumentar a eficiência. Batizado de “Super app da mobilidade”, o dispositivo prevê estacionamento rotativo digital, onde usuários também terão acesso a táxi.

Outro destaque é o aplicativo para agentes de trânsito, que permitirá a aplicação de multas de forma digital. Essa ferramenta promete agilizar a fiscalização e reduzir a burocracia, tornando o processo mais transparente e eficaz. Segundo a Prefeitura de Goiânia, nos últimos 10 anos a velocidade média no trânsito diminuiu mais de 40%. As medidas são para garantir maior fluidez.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

O motorista, por exemplo, poderá verificar a autuação e recorrer com mais agilidade. Além disso, vias receberão a chamada onda verde, que é uma sincronização dos semáforos para dar fluidez nas principais vias.

A prefeitura espera que a implementação desses aplicativos tenha um impacto significativo na experiência dos motoristas e na forma como as infrações de trânsito são registradas e processadas.

Nos últimos anos, a mobilidade urbana em Goiânia se destacou por problemas como a diminuição da velocidade média do trânsito, aumento de congestionamentos, demora no transporte público, falta de evolução no sistema semafórico e a sobrecarga no sistema viário devido à priorização do transporte individual em relação ao coletivo.

O que está no acordo

Desobstrução das Vias Arteriais : Projetos de engenharia para 250 km de corredores estruturais.

Metronização do BRT : Semáforos conectados, gerenciamento centralizado e atuação sincronizada com os ônibus.

Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT) : Operação integrada e monitoramento em tempo real.

SuperApp de Mobilidade : Serviços complementares ao transporte público integrado em uma única plataforma tecnológica.

O que será implementado

  • Estudos e projetos de engenharia para desobstrução das vias
  • Implantação da Fase 1 e 2 da Metronização do BRT Implantação da CITT (Central Integrada de Trânsito e Transporte)
  • Lançamento do SuperApp de Mobilidade desenvolvido pela RMTC
  • Nova política de estacionamento
  • Bicicletas compartilhadas integradas ao sistema BRT
  • Execução das obras de desobstrução das vias
  • Implantação das Fases 3 e 4 da Metronização do BRT
  • Consolidação da sincronização semafórica nas vias arteriais
  • Operação plena da CITT
  • Digitalização dos serviços de táxi Digitalização área azul

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