Cidade do RS prepara hospital de campanha após surto de dengue


Medida busca reduzir a sobrecarga na UPA de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O Comando Militar do Sul realizou o reconhecimento para a instalação do Hospital de Campanha no Viamão
Divulgação/ Prefeitura de Viamão
A Prefeitura de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, está preparando a instalação de um hospital de campanha para atender exclusivamente casos de dengue.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A medida busca reduzir a sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que segue funcionando para outras emergências. O município decretou situação de emergência na terça-feira (25) devido ao aumento expressivo de casos da doença.
Até o momento, Viamão já registrou 1.064 casos confirmados de dengue em 2025, segundo monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em comparação com o mesmo período do último ano, houve um aumento de, aproximadamente, 406,6%. A cidade é a segunda do Rio Grande do Sul em números confirmados em 2025 e só perde para Porto Alegre, que tem 1.140.
A prefeitura pretende intensificar a aplicação de vacinas e inseticidas, além de reforçar outras medidas de controle. Equipes do Ministério da Saúde já atuam na cidade.
Segundo nota do Comando Militar do Sul (CMS), o Exército já realizou o reconhecimento do local onde será montado o hospital de campanha. O equipamento está pronto para ser instalado, restando apenas a finalização de obras de infraestrutura, como adequações elétricas e terraplanagem, que já foram acordadas entre as partes. Leia a nota abaixo.
O Hospital deve contar com cerca de 20 leitos e está planejado para ser instalado ao lado da UPA da cidade.
Viamão decreta situação de emergência por causa do avanço da dengue
Conforme o município, a Secretaria de Obras aumentou a frequência da remoção dos pontos de descarte irregular de lixo que, de acordo com a prefeitura, pode ser o grande catalizador desse cenário.
“A gente atribui esse surto de dengue, esse aumento descontrolado dos casos, ao descarte irregular do lixo. A prefeitura vem tomando medidas desde que assumiu, com caminhões fazendo de maneira continua a remoção do descarte irregular”, afirma a Secretária da Saúde Michele Galvão.
Prevenções
A Vigilância em Saúde de Viamão afirma que está realizando ações de combate ao mosquito nas regiões da Augusta, Cecília, Jari e locais com maior concentração de casos positivos, com visitas domiciliares diárias, orientações à população e eliminação de focos do vetor.
Conforme a pasta, foi implementado uma medida especial na Unidade de Saúde Augusta Meneguine, localizada na região com maior foco de dengue. Um médico de Pronto Atendimento está disponível no local, das 13h às 20h, para atender exclusivamente casos de suspeita de dengue.
A Secretaria de Saúde do município afirma que a população é orientada a eliminar focos do mosquito e buscar atendimento médico ao apresentar sintomas.
Município de Viamão enfrenta surto de dengue
Leia também:
Primeira morte por dengue no RS em 2025 é confirmada
Secretaria da Saúde do RS confirma caso de dengue tipo 3 no estado
Atenção aos sintomas
A Secretaria Estadual da Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas:
febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos)
dor de cabeça
dor no corpo
dor nas articulações
mal-estar geral
náusea
vômito
diarreia
manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira
Nota do Comando Militar do Sul
“APOIO DO EXÉRCITO BRASILEIRO AO COMBATE À DENGUE EM VIAMÃO/RS
O Comando Militar do Sul (CMS) informa que, nesta sexta-feira, às 11h, ocorrerá uma reunião entre Exército Brasileiro e Prefeitura de Viamão/RS para alinhamento das ações de apoio da tropa do CMS no combate à dengue. O encontro será coordenado pela administração municipal e visa integrar os esforços para melhor atender a população.
Além disso, o Comando Militar do Sul realizou o reconhecimento para a instalação do Hospital de Campanha no município. O hospital está em condições de emprego, aguardando apenas o atendimento das solicitações feitas à Prefeitura para sua instalação. Entre essas demandas, estão obras de infraestrutura, como adequações elétricas e terraplanagem, já acordadas entre as partes envolvidas.”
Previna-se contra a Dengue
Banco de imagens
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.