O que se sabe sobre a saúde de Putin, que lidera a Rússia há 25 anos

Raramente se fala da saúde do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de 72 anos. O Kremlin, por exemplo, se pronuncia poucas vezes sobre questões médicas de Putin, mas as especulações acontecem desde que o presidente passou a liderar a Rússia. Recentemente, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tocou no assunto em meio a negociações ainda indiretas sobre o futuro da guerra em seu país.

Zelensky afirmou que o maior temor de Vladimir Vladimirovich “é a desestabilização da sociedade” russa, algo que, de acordo com o ucraniano, seria causado pelo próprio Putin, e citou a questão da idade e da mortalidade do presidente russo.

“Ele morrerá em breve, isso é um fato, e tudo estará acabado”, disse Zelensky.

Durante as mais de duas décadas no poder, Putin sempre tentou passar imagem de virilidade e saúde perfeita, dentro do discurso sobre os valores tradicionais russos, onde o homem é a “parte forte” da família.

Em 2000, Putin substituiu Boris Yeltsin, que estava doente. A imprensa russa, então, começou a circular rumores de que Putin era alguém doente, que mal poderia chegar às eleições daquele ano. Três anos depois, um jornal afirmou que o presidente teria uma forma grave de eczema, citando o repetido uso de roupas mais largas do que as de costume.

Já a revista americana The Atlantic publicou, em 2005, uma reportagem questionando o caminha de Putin, o considerando “irregular”. Especialistas ouvidos pela revista afirmaram que ele teria sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) ainda no útero de sua mãe, ter sequelas dos uso incorreto do fórceps no parto ou ter tido pólio na infância, já que houve uma epidemia da doença na União Soviética na década de 50.

As especulações continuaram com o passar dos anos e, na pandemia, quando Putin se fechou em sua residência, não aparecendo em público, elas aumentaram.

A onda de rumores é considerada “propaganda” e tem suas raízes na Kremlinologia soviética. Diante da ausência de informações oficiais sobre o governo, muitos recorrem a fontes na comunidade de inteligência ou na observação de aparições públicas dos líderes, o que também é feito com o líder da Coreia do norte, Kim Jong-un.

Leia também

Putin ‘demonstrou interesse’ em grupo de países que querem negociar paz entre Rússia e Ucrânia, diz Planalto

O post O que se sabe sobre a saúde de Putin, que lidera a Rússia há 25 anos apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.