Blitz educativa e plantio encerram a Semana da Água e a Festa Anual das Árvores em Santarém


A ação teve início às 8h, com a blitz realizada em frente à Escola do Parque. A ação teve início às 8h, com a blitz realizada em frente à Escola do Parque.
Victor Ribeiro/ TV Tapajós
Com o objetivo de reforçar a conscientização ambiental e incentivar a preservação dos recursos naturais, a Escola do Parque, em Santarém, no oeste do Pará, realizou, nesta sexta-feira (28), uma blitz educativa e um plantio de mudas, encerrando a programação da Semana da Água e da Festa Anual das Árvores. A iniciativa contou com a participação de alunos do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Antônia Corrêa e diversas instituições parceiras.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A ação teve início às 8h, com a blitz realizada em frente à Escola do Parque. Durante a abordagem, os estudantes chamaram a atenção da comunidade sobre a importância da sustentabilidade, distribuindo materiais informativos e interagindo com os motoristas e pedestres que passavam pelo local. Em seguida, as crianças participaram do plantio de 20 mudas de árvores dentro do Parque da Cidade, promovendo uma experiência prática e simbólica de cuidado com o meio ambiente.
Para a professora Flora Aparecida de Almeida Costa, coordenadora da Escola do Parque, a iniciativa faz parte de um esforço maior para sensibilizar a população sobre as mudanças climáticas e a necessidade de ações concretas.
“Essa ação não acontece apenas hoje, ela faz parte de uma programação semanal que envolveu diversas escolas, universidades e órgãos parceiros. Nosso intuito é chamar a atenção da sociedade para a urgência de preservar o meio ambiente. Costumo dizer para as crianças que a nossa geração falhou e, por isso, precisamos garantir que elas cresçam com a consciência de que podem fazer diferente”, ressaltou.
Crianças realizaram o plantio de mudas
Victor Ribeiro/ TV Tapajós
A bióloga Suelen Santos, coordenadora da ação, explicou que a temática trabalhada ao longo da semana foi “Sustentabilidade, Nossa Responsabilidade”, reforçando que cada indivíduo tem um papel na preservação do planeta.
“Realizamos atividades voltadas para o plantio e a conservação dos recursos naturais, especialmente nas escolas municipais. O contato direto das crianças com a terra e o ato de plantar uma muda representam mais do que um gesto simbólico, é a construção de uma mentalidade ambientalmente responsável. Queremos que essa nova geração cresça sabendo que a sustentabilidade depende do envolvimento de todos”, destacou.
Já a professora Geones Marques, coordenadora do Cemei Antônia Corrêa, enfatizou a importância de inserir temas ambientais na educação infantil. Segundo ela, os alunos já trabalham práticas de cidadania há anos e, em um contexto de crescente preocupação global com o meio ambiente, iniciativas como essa são fundamentais.
“Nós educamos para a cidadania há sete anos, incluindo educação fiscal e ambiental no currículo. Em um ano de COP30, é essencial reforçar esses valores. Aceitamos esse convite com muito carinho porque sabemos que nossos alunos aprendem brincando. O envolvimento deles, desde a caracterização até a atividade prática, faz toda a diferença no aprendizado”, afirmou.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.