Encceja 2025: prazo para justificar ausência em 2024 termina hoje

Logo Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira (28), às 23 horas e 59 minutos, o prazo para as pessoas interessadas em participar gratuitamente do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), da edição de 2025, justifiquem suas ausências, caso tenham faltado às provas do Encceja no ano passado.

O Encceja serve para testar as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade certa. Este exame é gratuito para quem não faltou a alguma edição anterior, ou para quem faltou, mas conseguiu justificar a ausência.

Notícias relacionadas:

  • Prazo para justificar ausência no Encceja 2024 começa segunda-feira.

Este procedimento deve ser feito online com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento.

De acordo com o edital, será necessário o envio de documentação datada e assinada para comprovação do motivo da ausência.

A solicitação será analisada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o resultado do recurso será divulgado em 15 de abril.

O participante que não justificar a ausência no Encceja 2024 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir a pasta em R$ 40.

A cobrança será gerada no sistema de inscrição e o boleto poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica até 7 de maio.

Encceja 2025

As provas da edição nacional Encceja 2025 serão aplicadas em 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação serão divulgados no sistema de inscrição e no Portal do Inep.

 O exame é aplicado anualmente pelo Inep e é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.

Os participantes que farão as provas do Encceja 2025 vão colocar à prova os conhecimentos do ensino fundamental: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, história e geografia.

Já a prova do ensino médio do Encceja, avaliará os conhecimentos de química, física, biologia, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia e redação.

Inscrições em abril

Os demais interessados em participar do exame de 2025 deverão se inscrever no Sistema Encceja, entre 21 de abril e 2 de maio.

O participante que necessitar de atendimento especialazo deverá informar, no ato da inscrição, a condição que motiva a solicitação, entre elas: baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, intelectual, dislexia ou transtorno do espectro autista.

O Inep avisou que, na edição deste ano, os participantes com diabetes poderão se identificar na inscrição. A opção estará disponível no campo de atendimento especializado e será validada mediante laudo médico comprobatório.

As condições de gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar também podem motivar atendimento especializado.

Neste caso, o participante deverá anexar um documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento especializado.

As pessoas que desejarem usar o nome social durante o exame devem cadastrá-lo na Receita Federal e assinalar essa opção, durante o período de inscrição. O nome social é o modo como a pessoa se autoidentifica. A partir da opção da pessoa inscrita, a identificação social será apresentada em todos os documentos e materiais administrativos do Encceja Nacional 2025.

Serviço

Para auxiliar na preparação para a prova, o Inep disponibilizou materiais de estudos gratuitos para professores e também para estudantes que querem conquistar o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio. Também é possível estudar pelas provas das edições anteriores.

Encceja

Para fazer o exame, é preciso ter idade mínima de 15 anos completos na data de realização das provas do ensino fundamental; e 18 anos completos, para fazer as do ensino médio.

O Inep explica que quem tem mais de 18 anos pode tentar diretamente a certificação do ensino médio, isto porque não é necessário ter o certificado do ensino fundamental.

O exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do diploma (declaração de proficiência) é responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que aderiram ao Encceja 2025.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.