Terremoto devasta Mianmar e Tailândia deixando mais de 150 mortos

Pelo menos 152 pessoas morreram e mais de 732 ficaram feridas no forte terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar, conforme o chefe do governo militar do país. As informações e o vídeo são do portal CNN.

O tremor também atingiu a Tailândia e uma autoridade informou que pelo menos nove pessoas morreram na capital Bangkok. Equipes de resgate vasculham os escombros de um prédio que estava em construção e desabou, estima-se que ao menos oito pessoas morreram no local e mais de 100 ficaram desaparecidas.

Leia mais

Em Mianmar, grande parte da destruição ocorreu em Mandalay, segunda maior cidade do país, com uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas, município é a antiga capital real do país e um importante centro do coração budista.

A junta militar de Mianmar pediu que doadores de sangue contatassem hospitais. A ONU informou que relatórios iniciais da nação indicam “danos significativos”. Na Tailândia, o primeiro-ministro disse que a situação está “começando a melhorar”. O edifício, onde se estima que há presos sob os escombros, estava sendo construído por uma empresa estatal chinesa.

A população de Bangkok foi instruída a evitar prédios altos, mas agora receberam sinal verde para voltar para casa. O terremoto foi seguido por um tremor secundário e vários outros mais moderados.

O tremor de hoje é certamente o maior a atingir Mianmar desde 1946 e provavelmente o mais forte dos tempos modernos. Ele se rompeu ao longo da Falha de Sagaing. A última vez que um terremoto dessa magnitude atingiu a terra foi em 2023 na Turquia, que matou mais de 50 mil pessoas.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.