UFG pode ficar com centenas de vagas ociosas sem edital pós-SiSU

A taxa de ocupação da Universidade Federal de Goiás (UFG) pode cair drasticamente após a instituição optar por não realizar o Processo Seletivo Complementar no primeiro semestre. Normalmente, a UFG realiza um edital após todas as chamadas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com as vagas remanescentes, para garantir que não fiquem vagas ociosas. No entanto, em 2025, a universidade optou pelo formato de cadastro de reserva.

Segundo informações nos bastidores da UFG, cerca de 70% das 4.459 vagas disponibilizadas foram preenchidas nas chamadas do SiSU, o que deixou mais de 1,3 mil vagas ociosas. No entanto, fontes da universidade indicam que centenas de vagas podem não ser preenchidas após a adoção do novo formato. Cerca de 300 candidatos confirmaram, de forma online, a matrícula na vaga do cadastro na 3ª Chamada para Ingresso em 2025/01. A quarta e última chamada para confirmação de vaga se encerra na próxima terça-feira, dia 2. Ressaltando que ainda é necessário a matrícula presencial posteriormente.

Em nota, a UFG confirmou que não realizará o edital neste semestre e citou que há um “desafio em relação às datas do SiSU” para realizar um novo chamamento. Ao mesmo tempo, a instituição confirmou que, no segundo semestre, as vagas não preenchidas serão ofertadas por meio de um Edital de Vagas Remanescentes nas categorias portador de diploma, transferência facultativa, mudança de curso e reingresso.

“Já se sabe que as vagas não serão todas preenchidas pois também há desafio em relação às datas do SiSU. O cronograma é apertado e as aulas na UFG já começaram. Então, é preciso colocar os alunos em sala para que não percam conteúdos importantes ministrados em aula. Essa perda poderia gerar lacunas, como reprovação, retenção e evasão”, afirmou a UFG, em nota.  

Normalmente, a taxa de ocupação da instituição varia entre 80% e 90% Segundo a reitora Angelita Pereira de Lima, a UFG atingiu 91% de ocupação em 2024 e 85% no ano anterior. Em 2023, a UFG criou o Processo Seletivo Complementar como uma forma de garantir que o máximo possível de vagas remanescentes fosse preenchido após o SiSU.

Novo câmpus

A UFG abriu, na segunda-feira, 24, um processo seletivo para ingresso no câmpus Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal. São 240 vagas disponíveis para seis cursos: Administração Pública, Engenharia de Software, Ciências da Segurança, Gestão de Saúde Digital, Inteligência Artificial para Políticas Públicas e Engenharia da Segurança Cibernética. O ingresso será para o segundo semestre e ocorrerá por meio de uma prova, com inscrição no valor de R$ 130. O prazo para se inscrever vai até o dia 24 de abril.

Leia também:

UFG terá Processo Seletivo Complementar na graduação após SiSU

UFG poderá ter novo edital complementar pós-Sisu, segundo reitora

O post UFG pode ficar com centenas de vagas ociosas sem edital pós-SiSU apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.