STF inicia julgamento de Zambelli por perseguição armada em 2022

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará, hoje, o julgamento de uma ação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por perseguição armada ao jornalista Luan Araújo, em outubro de 2022. A parlamentar também responde às acusações de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal. As informações são do portal Poder360.

A denúncia foi recebida pelo ministro Gilmar Mendes, relator do caso, em outubro de 2023, que liberou o processo para julgamento no dia 11 deste mês. A sessão do STF será em plenário virtual. “Confio plenamente na Justiça e acredito que, ao serem esclarecidos todos os fatos – especialmente a ocorrência de um disparo anterior ao momento em que fiz uso de minha arma, devidamente autorizada por porte federal –, ficará evidente minha inocência”, disse Zambelli.

O Supremo tornou Zambelli ré por 9 votos a 2. Na época, os únicos ministros que se posicionaram contra a abertura do processo foram Nunes Marques e André Mendonça, este que argumentou que o caso é de competência da Justiça de São Paulo e que não possui relação com o mandato da deputada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.