Blog da Folha
Em clima pacífico e de unidade, a nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) tomou posse, na manhã de hoje. Reeleito presidente, Marcelo Gouveia (Podemos) confirmou que deixará o cargo em março de 2026 para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.
O acordo faz parte da composição que garantiu uma chapa única para comandar a entidade no biênio 2025-2027. Com a saída de Gouveia, a presidência será assumida pelo prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP), que já havia sido crítico da gestão do atual presidente.
Leia mais
“Foram várias mãos buscando um entendimento para o fortalecimento da Amupe. Saio ano que vem. Passarei um ano e, em março do ano que vem, renuncio e Pedro vai ser o presidente”, declarou Gouveia durante a posse.
O prefeito de Aliança também comentou o entendimento firmado para garantir a unidade da associação. “O ponto que sempre coloquei na discussão é que a Amupe não deixe de ser a prioridade. E esse foi o compromisso de Marcelo, que nesse período que ele esteja na Associação, ela não seja tratada como um projeto paralelo. Todo o grupo deu esse voto de confiança”, afirmou Pedro Ermírio.
O modelo de sucessão repete o formato do último biênio, quando Gouveia compartilhou o comando da entidade com a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT). Agora, Márcia assumirá a Secretaria da Mulher da Amupe, tendo como suplente Juliana Barbosa, prefeita de Casinhas.
A composição da diretoria inclui Elcione Ramos, prefeita de Igarassu, como 1ª secretária; Mirella Almeida, prefeita de Olinda, como 2ª secretária; Ruben Lima, prefeito de Panelas, como 1º tesoureiro; e Elioenai Dias, prefeito de Cabrobó, como 2º tesoureiro.
Desafios
Entre as principais pautas do novo biênio, estão a isenção de faixas do Imposto de Renda, inovação para pequenos municípios, captação de recursos e patrocínios, além do debate sobre a concessão de parte dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Sobre a isenção do Imposto de Renda, a governadora em exercício, Priscila Krause (PSDB) alertou para a necessidade de diálogo com o Governo Federal. “Todos nós somos favoráveis ao aumento do teto de isenção do Imposto de Renda, mas isso precisa ser dialogado. Aposto na sensibilidade do Governo Federal para chegar a um modelo que consiga atender a expectativa da sociedade e também as necessidades dos Estados e municípios”, afirmou.
Cerimônia
A posse contou com a presença de diversas autoridades, com algumas discursando. A governadora em exercício, Priscila Krause, enfatizou o compromisso do governo estadual com os municípios. “Essa importância da Amupe se dá, não apenas pela tradição, mas pela construção política interna de todos os prefeitos e prefeitas de Pernambuco. Não podemos deixar de fazer uma menção às sementes lançadas lá atrás por vários ex-presidentes e, em especial, a José Patriota”, destacou.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), ressaltou a importância da unidade na Amupe. “Fiz questão de vir para poder dizer da importância desse momento. Tivemos mais uma vez uma chapa de consenso. Parabenizo essa construção. O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, foi muito importante nessa articulação e fico muito feliz de ter participado, de alguma forma, dessa unidade”, disse. Ele também homenageou o ex-presidente da Amupe, José Patriota, falecido no ano passado.
O deputado estadual Fabrizio Ferraz (SD) representou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na cerimônia. “A Amupe cumpre um papel fundamental na construção de pontes entre todos os municípios e demais órgãos. É nos municípios que as pessoas vivem e é lá que as ações devem ser desenvolvidas”, disse.
O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, destacou o processo democrático interno da Amupe. “A Amupe defende os interesses dos municípios com sensibilidade política, mantendo uma tradição. Quero parabenizar como estão lidando com esse processo democrático interno. Pois democracia também é conflito, dá trabalho todo dia esse trabalho de construção e conversar. Vocês deram, nessas últimas duas gestões, um exemplo de unidade”, afirmou.
Leia menos