Cineasta goiana relata experiência em Cuba

A cineasta goiana Thaynara Rezende passou uma temporada na prestigiada Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba, uma das principais instituições de formação cinematográfica da América Latina. Em Goiânia, ela apresenta uma oficina gratuita sobre direção de fotografia no cinema, da pré-produção à pós-produção, nos dias 19 a 21, na Universidade Estadual de Goiás (UEG) Laranjeiras.

Atuante no mercado goiano como diretora de fotografia, ela expandiu suas atividades para o eixo Rio-São Paulo, onde trabalha como primeira assistente de câmera em produções para grandes plataformas de streaming. Entre os trabalhos recentes, constam séries e longas como “LUZ” (2024) da Nerlix, “Bookaboo” (2024) do Gloob e “Use sua Voz” (2023) da HBO Max. Atualmente, ela está na produção de um longa-metragem de ficção como diretora de fotografia.

“A EICTV foi um verdadeiro laboratório de culturas. Tive contato com pessoas de vários países, cada uma com sua visão de mundo e sua forma de fazer cinema, o que me ensinou a importância de ouvir e trocar ideias”, diz. Ela relata que a direção de fotografia vai além do domínio de equipamentos — trata-se de construir narrativas visuais que dialoguem com questões sociais, culturais e artísticas e que a experiência com o professor Hugo Colassi trouxe uma perspectiva de produção internacional e colaborativa. “A imersão total em audiovisual, com acesso a diversos professores, materiais e exibições fílmicas, foi extremamente enriquecedora”.

Ao longo de sua trajetória, Thaynara soma mais de 15 obras assinadas, incluindo curta-metragens de ficção, documentários e videoclipes, com destaque para “Marta Kalunga” (2022) e “Rio das Almas e Negras Memórias” (2019). Seus trabalhos já conquistaram mais de 22 prêmios entre Melhor Direção, Melhor Filme e/ou Fotografia, em eventos como o FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, Goiânia Mostra Curtas e Pan African Youths Film and Arts Festival.

Ela também participa como sócia e integrante do conselho da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), é membro do Coletivo de Mulheres e Dissidentes de Gênero do Departamento de Fotografia do Audiovisual Brasileiro (DAFB) e sócia da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).

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