Lula promete acabar com palafitas e levar moradia digna à Baixada

Em visita ao litoral de São Paulo, o presidente Lula (PT) reforçou seu compromisso em erradicar as moradias em palafitas, que ainda são uma realidade para milhares de famílias na Baixada Santista. Durante entrevista concedida ao Balanço Geral Litoral, da Record Litoral e Vale, nesta quinta-feira (27), o presidente destacou a necessidade de uma ação conjunta entre os governos federal e estadual para solucionar o problema de forma definitiva.

“As palafitas são uma moradia degradante, porque o cidadão, o homem, a mulher só vai morar numa palafita quando ele não tem mais para onde ir, ou seja, é o fim da esperança dele”, afirmou o presidente. Ele ainda enfatizou que deseja estabelecer uma parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para transformar essa realidade. “Se o Tarcísio quiser, nós podemos fazer uma parceria e começar a fazer um projeto adaptacional para a gente fazer com que o povo viva de forma decente e digna, construindo as casas necessárias para eles ou os apartamentos necessários. Então, obviamente que uma obra dessa muda muita coisa, muda até o humor das pessoas”.

Após a entrevista, Lula fez um discurso durante o lançamento do edital do Túnel Santos-Guarujá no Parque Valongo, em Santos (SP). Foi onde conversou com Freitas sobre um “bem bolado”, termo utilizado pelo presidente para descrever um acordo entre a União, o governo estadual e a prefeitura para viabilizar projetos habitacionais.

O foco principal da iniciativa é o Dique da Vila Gilda, em Santos, considerado a maior favela sobre palafitas da América Latina. O local é habitado por milhares de famílias que vivem em condições precárias, muitas vezes sem saneamento básico e expostas a riscos de desabamento e doenças. Para enfrentar essa situação, Lula e Tarcísio discutem a possibilidade de uma parceria para transformar a realidade das pessoas que ali vivem.

“Quando você tem vontade política, você consegue fazer as coisas acontecerem. Eu e o Tarcísio vamos fazer um ‘bem bolado’, um bem bolado é um acordo entre o governo de São Paulo, a Presidência da República, a Secretaria de Habitação dele, o ministro da Cidade, para que a gente acabe de uma vez por todas com a palafita, que é a forma mais degradante de um ser humano morar”, disse Lula.

Na ocasião, o governador paulista falou sobre o avanço do projeto Parque Palafitas, que prevê a construção de 60 unidades habitacionais na região do Dique da Vila Gilda. “Estamos trabalhando junto com o prefeito de Santos para tirar as pessoas das palafitas. Esse é um compromisso que temos com Cubatão, São Vicente e Guarujá, trazendo habitação e dignidade”, afirmou.

O projeto habitacional conta com a colaboração do Governo Federal, que cedeu uma área no dique para a prefeitura dar início às obras. A previsão é que a primeira fase seja concluída até junho de 2026. As novas moradias contarão com infraestrutura adequada, incluindo saneamento, energia solar e áreas de lazer, visando não apenas a remoção das famílias, mas a melhoria da qualidade de vida na região.

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, também se posicionou sobre a situação e reforçou a importância da iniciativa. “Mostrei ao presidente as palafitas aqui da região. Esse tipo de moradia, em Salvador, já não existe mais, porque retiramos todas. É completamente desumano que, em uma região tão rica como a Baixada Santista, ainda existam pessoas vivendo naquela situação, convivendo com ratos, baratas, fedor”, criticou o ministro.

A erradicação das palafitas está alinhada à expansão do programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de 2,5 milhões de novas unidades habitacionais em todo o Brasil. A expectativa é que a parceria entre os governos federal, estadual e municipal acelere a solução para esse problema histórico, garantindo habitação digna para milhares de famílias que hoje vivem em condições precárias sobre as águas da Baixada Santista.

__

O post Lula promete acabar com palafitas e levar moradia digna à Baixada apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.