Nicolás Maduro vota pela manhã e diz que reconhecerá resultado das urnas

O presidente da Venezuela e candidato a reeleição, Nicolás Maduro foi às urnas logo pela manhã deste domingo, 28. Ao deixar o local de votação, ele concedeu entrevista coletiva à imprensa e afirmou que reconhecerá o resultado. “Reconheço e reconhecerei o árbitro eleitoral, os boletins oficiais e garantirei que sejam respeitados”, disse.

As eleições na Venezuela acontecem nesse domingo, 28, com a imprevisibilidade como a tônica do pleito. É a primeira vez na história que a oposição a Nicolás Maduro tem chances de derrotar o atual presidente em quase uma década. São cerca de 21 milhões de venezuelanos aptos para votar.

A campanha presidencial na Venezuela foi marcada por discursos duros e críticas entre os candidatos Edmundo González Urrutia, da oposição, e Nicolás Maduro, os principais no pleito. A disputa tem ainda outros oito candidatos:

As eleições na Venezuela têm apenas um turno e ganha quem tiver o maior número de votos. O mandato presidencial é de seis anos e não há limites para a reeleição. O atual mandatário busca a terceira vitória. Antes dele, Hugo Chávez foi eleitor três vezes, mas morreu no início da terceira gestão.

O sistema de votação na Venezuela utiliza a urna eletrônica, assim como no Brasil, mas o modelo conta com o voto impresso. São mais de 500 mil máquinas, de acordo com o Conselho Nacional Eleitoral, e 380 mil profissionais na operação.

Leia também:

Eleições na Venezuela começam marcada pela imprevisibilidade

O atrito entre Brasil e Venezuela

O post Nicolás Maduro vota pela manhã e diz que reconhecerá resultado das urnas apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.