Gilmar Júnior relembra cinco anos do primeiro caso de covid-19 no Brasil

Nesta quarta-feira (26), o deputado estadual Gilmar Júnior (PV), único representante da enfermagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), fez uma publicação nas redes sociais lembrando os cinco anos desde o registro do primeiro caso confirmado de covid-19 no Brasil, ocorrido em São Paulo, em 2020. O parlamentar destacou a gravidade da crise sanitária, que provocou mais de 700 mil mortes no país e afetou milhões de famílias.

Gilmar Júnior aproveitou a data para homenagear os profissionais de enfermagem, ressaltando o papel fundamental desses trabalhadores que estiveram na linha de frente, muitas vezes em condições precárias. “Foram eles que seguraram as mãos dos pacientes, confortaram famílias e lutaram incansavelmente pela vida dos enfermos, pagando, em muitos casos, com a própria saúde física e mental”, destacou o parlamentar.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia de covid-19 foi a maior crise sanitária dos últimos cem anos, causando cerca de 15 milhões de mortes no mundo. No Brasil, que enfrentou dificuldades no combate à doença devido a políticas negacionistas, a pandemia causou danos profundos na saúde pública e na economia, deixando cicatrizes ainda sentidas pela população.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.