Pré-candidato a prefeito de Brejo da Madre de Deus vence ação movida pelo PP no município

O pré-candidato a prefeito de Brejo da Madre de Deus pelo Republicanos, Josevaldo Lopes, obteve uma vitória judicial contra a comissão provisória do Partido Progressista (PP) no município. A representação o acusava de propaganda eleitoral antecipada.

A denúncia alegava que Dr. Gil Brasileiro havia feito um pedido explícito de voto durante um evento interno do partido, realizado em 27 de abril de 2024. No entanto, a defesa argumentou que, em nenhum momento, houve solicitação de votos no evento mencionado. O Ministério Público Eleitoral reconheceu que não houve pedido de voto na fala do Dr. Gil Brasileiro. Além disso, o Ministério Público solicitou a aplicação de multa aos advogados da acusação, devido à apresentação de várias ações com o mesmo fundamento.

Leia mais

A Justiça Eleitoral decidiu que a simples utilização de palavras como “mudar”, quando desacompanhadas de elementos que caracterizem um pedido explícito de voto, está dentro dos limites da liberdade de expressão e não configura propaganda eleitoral antecipada. Embora os advogados da comissão provisória do PP não tenham tido sucesso na representação, foram alertados sobre o abuso do direito de ação e defesa. A Justiça Eleitoral destacou que a litigância de má-fé e o abuso do direito de ação podem resultar na aplicação das penas previstas no artigo 81 do Código de Processo Civil (CPC).

Josevaldo Lopes comemorou a vitória judicial: “Meus adversários estão querendo tumultuar e usar de artifícios para tentar frear o avanço de nossa pré-campanha. A justiça foi feita, eles derrotados e nós inocentados”, finalizou.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.