George Harrison fez a ponte entre as músicas oriental e ocidental

O responsável por levar os Beatles para a Índia estudar meditação transcendental foi George Harrison. Desde 1966, quando a banda parou de fazer shows ao vivo, que ele se aprofundou na meditação e começou a aprender a tocar cítara, instrumento musical indiano, com o músico Ravi Shankar. Foi nesse período que George fez suas músicas mais bonitas e que ganharam destaque nos discos dos Beatles. Em 1968, quando o Álbum Branco foi lançado, a música “While my guitar gentle weeps” provou o talento musical dele. George Harrison não era apenas um exímio guitarrista como já havia provado na Beatlemania. Ele era bom também compondo música. No ano seguinte, ele emplacou duas músicas no álbum “Abbey Road”: “Here Comes the sun” e “Something”.

Na década de 1970, logo após a separação dos Beatles, George Harrison lançou o álbum triplo “All things must pass”. O sucesso veio na música “My Sweet Lord” que, anos depois, lhe daria dor de cabeça por conta de uma acusação de plágio. No ano 2000, nos trinta anos do lançamento do disco, George Harrison revisitou seu primeiro trabalho pós-Beatles e regravou “My Sweet Lord”. Eu me lembro de ver uma reportagem no Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostrando George no estúdio contando a história do disco e gravando a nova versão da música. Naquela época, o ex-beatle se recuperava de um susto que ele viveu no final de 1999, quando um louco entrou em sua casa e o atingiu com uma faca. Quando a notícia se espalhou mundo a fora, todo mundo recordou o atentado sofrido por John Lennon em 1980. O final da história foi menos trágico, pois Harrison sobreviveu ao ataque.

George Harrison e Ravi Shankar foram os primeiros artistas a fazerem um concerto musical beneficente. O evento aconteceu no dia 1º de agosto de 1971, no Madson Square Garden, em Nova York. No palco, além de Harrison e Shankar, outros artistas compareceram como Ringo Starr, Eric Clapton, Billy Preston e Bob Dylan. A renda do show foi revertida para ajudar os moradores de Bangladesh que sofriam com uma crise humanitária. O evento foi filmado e um disco com as músicas lançado meses depois. George tocou suas últimas músicas dos Beatles e os primeiros sucessos do “All things must pass”.

Apesar de nunca ter feito um show no Brasil, Harrison tinha ligações com o nosso país. Ele era fã de automobilismo e fez amizade com o ex-piloto Émerson Fittipaldi. Ele esteve em São Paulo, em 1979, para assistir uma corrida de Fórmula 1 em Interlagos. Em 2001, o cantor Jim Capaldi gravou a versão inglesa de “Anna Julia”, que teve George Harrison na guitarra. Era a sua última gravação. George Harrison, o beatle quieto, o cara que fez a ponte entre as músicas ocidental e oriental, nos deixou no dia 29 de novembro daquele ano, vítima de um câncer no pulmão.

  • Leia também: Ao conquistar a América, os Beatles chegaram ao topo do mundo

O post George Harrison fez a ponte entre as músicas oriental e ocidental apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.