Ave selvagem mais velha do mundo se torna mãe novamente aos 74 anos; veja vídeo

A albatroz-de-laysan Wisdom, considerada a ave selvagem mais velha do mundo, surpreendeu os cientistas ao se tornar mãe novamente aos 74 anos. Monitorada desde 1956, Wisdom chocou mais um filhote no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol Midway, um território dos Estados Unidos no Oceano Pacífico Norte. O raro evento foi registrado pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, que capturou imagens do momento em que a ave alisava as penas do seu filhote.

A expectativa entre os especialistas era alta, pois nos últimos anos Wisdom não havia feito ninhos. No entanto, em 26 de novembro de 2024, ela colocou um ovo, e, em 30 de janeiro, a organização Amigos do Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol Midway anunciou a eclosão do filhote. Em 6 de fevereiro, a mais nova mamãe reencontrou seu filhote, gerando comoção entre os pesquisadores.

Confira o vídeo:

Apesar da alegria, os cientistas sabem que a sobrevivência do filhote pode ser comprometida. Os ovos dos albatrozes-de-laysan enfrentam várias ameaças, incluindo predadores naturais, condições ambientais adversas e infertilidade dos pais. No caso de Wisdom, seu parceiro estava presente no momento da eclosão, enquanto ela descansava no mar, um comportamento comum entre os albatrozes que compartilham os cuidados parentais.

Wisdom tem sido acompanhada por cientistas desde 1956, quando o bólogo Chandler Robbins a “anilhou” — um procedimento que consiste em colocar uma argola de metal leve para identificação da ave ao longo dos anos. Estima-se que ela já tenha voado aproximadamente 5,9 milhões de quilômetros, o equivalente a sete viagens de ida e volta à Lua.

A espécie albatroz-de-laysan atinge a maturidade sexual por volta dos cinco anos de idade, e, na época em que Wisdom foi anilhada, já havia botado um ovo. Isso confirma que ela tem pelo menos 74 anos, podendo ser ainda mais velha. Segundo Jon Plissner, bólogo da vida selvagem do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, “Das mais de 250 mil aves anilhadas desde 1956, a segunda ave mais velha que conhecemos tem, atualmente, apenas 52 anos”.

Os especialistas estimam que Wisdom tenha colocado entre 50 e 60 ovos ao longo da vida, dos quais pelo menos 30 se tornaram adultos. Seu filhote anterior havia sido chocado em 2021. Os albatrozes-de-laysan costumam acasalar com o mesmo parceiro durante toda a vida, mas, ao longo das décadas, Wisdom perdeu pelo menos três companheiros, incluindo Akeakamai, o mais duradouro deles.

O Atol Midway abriga a maior colônia de nidificação dessa espécie de albatroz, com estimativas de que mais de 660 mil casais já se reproduziram na região. No entanto, o local enfrenta ameaças constantes, como predadores, equipamentos de pesca e os impactos das mudanças climáticas, o que torna a sobrevivência dessas aves ainda mais desafiadora.

Leia também:

Aeronáutica abre concurso com 345 vagas e salários de até R$ 8.245

Natura estuda venda de operações da Avon fora da América Latina

O post Ave selvagem mais velha do mundo se torna mãe novamente aos 74 anos; veja vídeo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.