Presidente de Portugal critica políticas de Trump e fala em diálogo com Brasil para situação de imigrantes no país


Marcelo Rebelo de Sousa disse que mudança na política norte-americana acarreta em sacrifícios para Brasil e Portugal. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, posa para uma foto com seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma reunião bilateral em Brasília, em 2 de janeiro de 2023
EVARISTO SA / AFP
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou nesta terça-feira (18) que as decisões do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, travam o diálogo multilateral e provocam o risco de crise nas organizações internacionais.
O líder do país europeu também defendeu a cooperação com o Brasil sobre os temas econômicos e imigratórios.
A declaração foi dada durante a visita de Estado que o presidente português faz ao Brasil nesta semana. Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela manhã, e pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) à tarde.
Sousa disse que essa “é uma realidade que pode ser importante para um ou outro país”, mas que acaba sacrificando países como Brasil e Portugal, além de colocar em crise a atuação de organizações internacionais.
“Acaba por ter muitos sacrifícios para países como o Brasil, que é uma potência mundial, ou como Portugal, que tem uma presença em todos os continentes com uma diáspora fortíssima, e daí colaborarmos em conjunto para enfrentarmos aquilo que é uma situação nova na vida internacional e que é uma situação, como todas que são novas, que levanta problemas que têm de ser resolvidos”, afirmou o presidente de Portugal.
O português disse ainda que pretende trabalhar junto com o Brasil em relação às questões migratórias, que também estão no foco de Trump.
Ele citou a promulgação da lei que alterou o Estatuto dos Nacionais de Países de Língua Oficial Portuguesa.
“Uma das preocupações é não só ouvir e garantir os direitos dos que se encontram em Portugal e ultrapassar problemas de regularização, como ainda abrir um caminho para o futuro”, afirmou, sem citar quais mecanismos poderiam ser adotados para facilitar a vida dos imigrantes de língua portuguesa que vivem no país.
Brasileiros enfrentam demora na emissão de visto para residência em Portugal
A situação da comunidade brasileira em Portugal foi um dos temas tratados entre Lula e Rebelo, diante da escalada de casos de racismo e xenofobia contra brasileiros em Portugal.
Atualmente, mais de 400 mil brasileiros residem em Portugal, a segunda maior comunidade brasileira no exterior, atrás, apenas, dos Estados Unidos. Cerca de 150 mil portugueses moram no Brasil.
Presidente fala em ‘ultrapassar problemas’
Questionado sobre as medidas que podem ser adotadas para diminuir os problemas que a comunidade brasileira enfrenta em Portugal, o presidente ressalta a importância de garantir os direitos desses cidadãos e de “abrir caminho para o futuro”.
“Eu acabei de promulgar uma lei do Parlamento que introduz modificações no Estatuto dos Nacionais de Países de Língua Oficial Portuguesa e essa lei acaba de ser regulamentada. E uma das preocupações é não só ouvir a garantir os direitos dos que se encontram em Portugal e ultrapassar problemas de regularização, como ainda abrir um caminho para o futuro que é fundamental para a sociedade e a economia portuguesa que tanto tem beneficiado as centenas de milhares de brasileiros”, declarou.
Marcelo Rebelo de Sousa, chegou ao Brasil neste domingo (16) para uma visita de estado, acompanhado do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e de uma delegação de cerca de 10 ministros.
Presidente de Portugal chega ao Brasil para encontro com Lula nesta semana
Nesta quarta-feira (19), a comitiva portuguesa participará da 14ª Cimeira Brasil-Portugal.
O evento reunirá os líderes dos dois países para discutir e fortalecer a cooperação bilateral em diversas áreas, como defesa, segurança, justiça, ciência, meio ambiente, comércio, saúde e cultura.
200 anos de relação Brasil-Portugal
Os encontros de alto nível e a visita ao Brasil ocorrem no marco dos 200 anos da relação diplomática entre Brasil e Portugal.
O Ministério das Relações Exteriores afirma que há interesse mútuo em aprofundar os fluxos de comércio e de investimentos entre os dois países, além de criar novas parcerias em áreas como ciência, tecnologia, educação e cultura.
Esta é a nona vez que o presidente Marcelo Rebelo de Sousa visita o Brasil desde que assumiu o cargo, em 2016. A última visita dele ao Brasil foi para a posse do presidente Lula. À época, o português aproveitou para nadar nas águas do Lago Paranoá, em Brasília.
Em 2022, Sousa esteve outras duas vezes no Brasil: durante as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, em setembro, e em julho, quando se encontrou com ex-presidentes brasileiros e com Lula.
Na ocasião, o chefe de Estado português tinha uma audiência prevista com o então presidente Jair Bolsonaro, mas a audiência foi cancelada depois de Sousa ter se encontrado com Lula.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.