Justiça do DF concede regime aberto a bolsonarista que planejou atentado à bomba em Brasília

Do Brasil247

A Justiça do Distrito Federal autorizou a progressão de regime para George Washington de Oliveira Sousa, bolsonarista condenado por planejar um atentado à bomba no Aeroporto Internacional de Brasília, em 2022, após a vitória do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial.

Segundo o Metrópoles, ele passará do regime semiaberto para o regime aberto como parte de uma medida para minimizar a superlotação carcerária no Centro de Internamento e Reeducação (CIR). A decisão foi tomada pelo juiz Bruno Aielo Macacari, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

George Washington foi condenado a 9 anos e 8 meses de prisão por tentativa de atentado. O magistrado entendeu que ele preenche os requisitos para o regime aberto, considerando que, no prazo de 180 dias a partir de 7 de janeiro de 2025, terá cumprido o tempo necessário. O juiz também destacou que não há faltas graves pendentes de apuração, o que reforçou a decisão pela progressão de regime.

Leia mais

O atentado foi planejado para ocorrer em 24 de dezembro de 2022, véspera de Natal. A bomba foi colocada em um caminhão-tanque que entraria no Aeroporto Internacional de Brasília, mas não explodiu devido a um erro técnico. O explosivo tinha força equivalente à de uma dinamite e poderia ter causado grande destruição.

George Washington foi um dos mentores do plano e providenciou a obtenção das emulsões explosivas vindas do Pará. Após pesquisas na internet sobre como montar um artefato explosivo, recebeu os materiais de pessoas ainda não identificadas, montou a bomba e a entregou a Alan Diego dos Santos, que ficou responsável por colocá-la no caminhão-tanque.

A progressão do regime de George Washington para o semiaberto ocorreu em 2024, após ele ter cumprido um sexto da pena, uma vez que foi condenado em 11 de maio de 2023. Ele foi preso em 24 de dezembro de 2022, no dia da tentativa do atentado. Durante a prisão, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) encontrou um arsenal de armas e explosivos em um apartamento alugado por ele no Sudoeste, em Brasília.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.