Aluno da rede pública de Campinas gabarita vestibulinho da Etec e é ‘aprovado’ em todos os cursos


Dos mais de 260 mil inscritos, apenas 26 tiveram o mesmo feito em todo o estado de SP. Seleção é presencial e consiste em uma avaliação com 50 questões. Enzo Couto, de 15 anos, gabaritou o vestibulinho da Etec 2025
Prefeitura de Campinas
Para quem é estudante, ingressar em um curso técnico durante o ensino médio pode ser uma boa forma de começar um futuro profissional promissor. Agora, imagina com apenas 15 anos gabaritar uma prova e ser aprovado em todos os cursos oferecidos? 📕
Isso aconteceu com Enzo Couto. O jovem de Campinas (SP), que sempre estudou em escolas públicas, conseguiu acertar todas as 50 questões do Vestibulinho 2025 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Dos 262.809 estudantes inscritos nos municípios paulistas, apenas 26 conseguiram o feito de responder corretamente todas as questões. Destes, quatro são da metrópole. Isso permite que eles conquistem vagas em qualquer um dos cursos oferecidos.
De acordo com o Centro Paula Souza, no total foram disponibilizadas 92.242 vagas divididas em ensino médios, técnico, médio integrado ao técnico, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) e especializações técnicas, além das remanescentes de segundo módulo.
Mas o que é “vestibulinho”? 🤔 É uma prova que dá acesso às Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do estado de São Paulo, uma forma de vestibular do ensino médio e técnico. A seleção é presencial e consiste em uma avaliação objetiva de múltipla escolha.
Rotina de estudos 📚
Enzo estava desde a primeira série do fundamental matriculado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Melico Cândido Barbosa. O menino conta que para se sair bem na prova, contou com ajuda e apoio da família, que foi atrás de um cursinho para ajudar no processo de estudos do jovem.
Ele estudou por nove meses em uma uma instituição de ensino que oferece aulas preparatórias para cursos técnicos de forma gratuita, além, é claro, da rotina de estudos dentro de casa. “De manhã eu ia pro cursinho, de tarde eu ia pra escola e, de noite, eu estudava em casa. Tinha dia que eu estudava, tipo, uma hora. Tinha dia que eu pegava pra estudar um pouco mais”.
Ao descobrir que havia gabaritado a avaliação, o estudante ficou “surpreso” com o resultado. Apesar do hábito de estudos, ele não imaginou que a aprovação viria dessa forma.
Orgulho da família 💗
O pai de Enzo, Mário César Couto, de 41 anos, conta que o filho sempre estudou em escolha pública e que sempre muito foi estudioso.
“Foi orgulho total. Foi orgulho total, né? Na verdade, assim… Desde pequeno, desde muito novo, ele sempre esteve muito empenhado em estudar, em ler, sabe? As tias sempre presenteavam ele com livros, principalmente”, conta orgulhoso.
E para quem pensa em ter um bom resultado nos próximos vestibulinhos, Enzo dá algumas dicas. “Estudar por prova antiga, principalmente, e revisar os conteúdos que têm no edital. Assim como o estudo, o descanso é igualmente importante. Não deixar de aproveitar o 8º ou 9º ano só por conta do estudo”, finaliza.
Futuro 👦✍
Aprovado nos 11 cursos oferecidos pela na Etec Bento Quirino, o jovem escolheu cursar desenvolvimento de sistemas. Segundo ele, área é ampla em questão de empregabilidade.
Questionado pelo g1 sobre um curso dos sonhos para cursar na universidade, o estudante conta que ainda não sabe, mas que possivelmente será algo correlacionado ao que estuda atualmente.
Agora, Enzo estudará 3 anos o ensino médio integrado com o curso técnico podendo, depois, caso queira, cursar mais dois anos de ensino superior.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.