Governo de Goiás realiza estudo inédito sobre risco de extinção da fauna local

Goiás dá mais um passo na direção da conservação da biodiversidade ao realizar, pela primeira vez, uma avaliação de risco de extinção das espécies da fauna do estado. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), busca identificar os níveis de ameaça dos animais e direcionar estratégias de conservação. O estudo também atende às obrigações estaduais na gestão da biodiversidade, alinhando-se às diretrizes nacionais e internacionais de proteção ambiental.

Para garantir uma avaliação científica e criteriosa, a metodologia adotada segue os padrões da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a mesma utilizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em escala nacional. Com o intuito de organizar e armazenar as informações coletadas, o estado criou o BioData, um sistema que centraliza os dados sobre a biodiversidade goiana e serve de base para as análises.

Atualmente, o BioData está acessível apenas para gestores públicos e especialistas envolvidos no processo de avaliação. No entanto, após a conclusão dos estudos, a plataforma será disponibilizada ao público, permitindo que qualquer cidadão consulte as informações sobre a fauna do estado. 

O processo de avaliação das espécies será realizado ao longo de 2025, por meio de oficinas especializadas que contarão com a participação de pesquisadores especializados em grupos de animais. A meta é avaliar todas as 1,7 mil espécies de vertebrados do estado, abrangendo mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Além disso, serão analisadas cerca de 900 espécies de invertebrados, incluindo libélulas, aracnídeos, moscas e abelhas.

Para enriquecer o estudo, a Semad abriu uma consulta pública direcionada à comunidade científica e demais interessados em contribuir com informações sobre as espécies. O primeiro grupo a ser avaliado será o dos Odonata (libélulas), e as contribuições podem ser feitas entre 14 de fevereiro e 15 de março. Os dados fornecidos serão analisados por especialistas antes de serem incorporados às fichas técnicas das espécies.

Os interessados em participar podem acessar o site do BioData (www.biodata.meioambiente.go.gov.br). Na plataforma, é possível visualizar a lista de espécies em avaliação na aba “buscar”. Para contribuir, basta selecionar a espécie de interesse, clicar em “consultar” e preencher os dados na seção “contribuições”.

Leia também:

Empresa que pretende gerir o aterro sanitário de Goiânia é flagrada lançando chorume em córrego de Aparecida de Goiânia; veja vídeo

“Senti uma textura viscosa”: veja relatos do jovem engolido por baleia no Chile

O post Governo de Goiás realiza estudo inédito sobre risco de extinção da fauna local apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.