Do mar à montanha: conheça e visite Fundão

Praia Grande, no litoral de Fundão, e o Pico do Goiapaba-Açu, em destaque, que fica a 850 metros de altitude

|  Foto:
Rodrigo Eduardo

Ir do mar à montanha em minutos, na mesma cidade. Isso é possível em Fundão, um dos municípios da região metropolitana do Espírito Santo, distante cerca de 50 quilômetros de Vitória. “Turistar” por lá vai desde curtir o litoral, em Praia Grande, a chegar ao pico do Goiapaba-Açu, no distrito de Irundi.Quem sai da capital capixaba rumo ao Norte do Estado passa por Fundão, seja pela BR-101, seja pela ES-010. Sim! No litoral, o município fica entre Serra e Aracruz. Após passar por Nova Almeida e cruzar a Ponte Flodoaldo Borges Miguel, chega-se à Praia Grande, distrito de Fundão.Destino, inclusive, que é muito apreciado por turistas do Espírito Santo e de outros estados. O casal Gumercindo e Marlene Vinand saiu de Iúna, no Caparaó Capixaba, para curtir dias de praia com a filha, Emanuelly, em Praia Grande. “Trocamos as cachoeiras pelo mar”, brincou Gumercindo, ressaltando a riqueza de possibilidades que o Estado oferece.E não é só Guarapari que é a “praia dos mineiros”. O turista Bráulio César de Oliveira, de Belo Horizonte, há anos curte com a família o verão em Praia Grande. “Minha filha Ana Clara começou a dar sinais de que ia nascer, aqui, há 17 anos”, contou. “Por isso sempre volto às minhas raízes no mar”, brincou a jovem.Mas nem só no mar está a diversão em Praia Grande. Empreendimentos como o Espaço Agazeh têm atraído muitos visitantes. A poucos metros da praia, é um ambiente com ares de agroturismo. Tem restaurante, fazendinha e lago para pesque e solte e passeio de pedalinho. O local abre aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17 horas.Seguindo rumo à região de montanhas, Fundão também tem atrativos encantadores, onde é possível fazer turismo de aventura. O pico do Goiapaba-Açu, por exemplo, fica a 850 metros de altitude. Lá em cima, dá para avistar o litoral e municípios vizinhos. A paisagem é sensacional.É possível subir a pé ou em veículo com tração, mas o acesso, atualmente, está suspenso, devido a obras de pavimentação, feitas para melhorar o turismo por lá. Vale a pena aguardar e se programar para esse passeio.Veja atrações da cidade:

|  Foto:
Kamila Rangel

Aulas de surfe para turistasEm Praia Grande, no litoral de Fundão, turistas e moradores podem fazer aula de surfe com a professora Isabela Mayara Cheida. O Surf Com Elas é um clube especializado em mulheres, mas atende quem queira fazer aulas, sem distinção de gênero. A idade mínima para praticar é 4 anos. Além do surfe, tem aulas de ioga, capoeira e stand-up, com possibilidade de locação de pranchas. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo telefone (27) 99966-0820 ou ir até o clube, que fica ao lado do restaurante Moquem da Villa.

|  Foto:
Kamila Rangel

Faro empreendedorO casal de empreendedores Claudia Gomes e Adalberto França está há 11 meses à frente do Escritório da Orla, em Praia Grande. Ela é de São Gabriel da Palha, e ele é de Linhares, no Noroeste e no Norte do Estado, respectivamente. Ambos acreditaram no potencial de Praia Grande e decidiram investir no quiosque, que serve delícias como camarão, porções na chapa e até picanha folheada a ouro. Junto a outros empreendedores da região, estão contribuindo para movimentar mais o lugar.

|  Foto:
Kamila Rangel

Artesanato vira recordação“Turistar” em Fundão inclui apreciar o artesanato local e transformar as vivências na cidade em recordações, por meio das peças produzidas pelos artistas do município. Conchas, madeira e até cano de PVC viram objetos de decoração ideais para quem quer guardar uma lembrança do destino e/ou presentear amigos e familiares. Maria de Lourdes Cruz, conhecida como Fia, Andréa Ferraço e Mario Luiz Celestino são alguns dos artesãos da cidade que expõem os trabalhos na feira e no Praia Grande Hotel, em Praia Grande.

|  Foto:
Kamila Rangel

Lazer e pesca esportivaQuem gosta de aproveitar tempo de qualidade ao ar livre e com atividades para toda a família precisa conhecer o Pesqueiro do Jefinho, em Timbuí. O lugar é ideal para curtir dias de descanso e diversão, em um cenário emoldurado pela natureza. Por lá, tem restaurante, hospedagem, piscina e lagos para pesca no modelo pesque e solte. Os amigos Alex Javarin e Nathanael Lima são frequentadores assíduos do local e adeptos da pesca esportiva. O Pesqueiro do Jefinho abre de quarta a domingo, das 8h às 18h. Contato: (27) 99660-0616

|  Foto:
Kamila Rangel

Congo de Fundão O congo faz parte da riqueza cultural de Fundão. No município, são realizados 12 eventos anuais, com destaque para as fincadas do Mastro em Timbuí, na Sede e em Três Barras. No próximo dia 23 de fevereiro, o distrito de Três Barras estará em festa, com direito a muitas apresentações de congo. Há cinco bandas tradicionais na cidade, que tocam o gênero: Bandeira 1 (foto), Confogo, São Sebastião e Irundi, além da Banda de Congo Mirim.*KR Comunicação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.