Setor automotivo tem alta na produção e melhor janeiro desde 2021

Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) revelam que o mês de janeiro de 2025 registrou crescimento na produção de autoveículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) de 15,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Isto representa a produção de 175,5 mil unidades e o melhor resultado para o mês desde janeiro de 2021.

De acordo com Márcio de Lima Leite, presidente da Associação, este crescimento tem como base “elevação de vendas no mercado interno somada ao aumento das exportações”, o que colabora para a melhora no mercado de trabalho.

O aumento das exportações tem saldo positivo na América do Sul, com destaque para a Argentina. Outro ponto relevante é o aumento nos emplacamentos: crescimento de 6% em comparação com janeiro do ano passado.

Leia mais: Brasil lidera crescimento entre maiores mercados automotivos do mundo

De acordo com a entidade, “esse número, alinhado com a projeção de 2025, representa o terceiro ano consecutivo com vendas em alta e atinge os níveis da indústria pré-pandemia.”

No que tange os carros elétricos, o mês teve a maior participação desses modelos: 10%.

Já sobre os automotivos pesados, o emplacamento de ônibus chegou a um crescimento de 55,5% e a produção alta de 1,3%, enquanto os caminhões  aumento de 14,5% no emplacamento e de 13,2% na produção, também em comparação a janeiro de 2024.

“Este crescimento no segmento de ônibus representa o maior janeiro dos últimos cinco anos”, destaca a Anfavea.

Intenção de Compra

A associação automotiva também divulgou dados da “Pesquisa sobre Intenção de Compra”, realizada anualmente pela plataforma Webmotors. De acordo com o estudo, que ouviu 2.499 pessoas entre 6 e 17 de janeiro desse ano, “68% dos brasileiros desejam comprar ou trocar de carro este ano”, sendo que deles “37% ainda no primeiro semestre”.

Argentina

Como apontado pela Anfavea, a Argentina foi o principal país para as exportações brasileiras, superando o México.

As exportações brasileiras para Argentina em janeiro mantiveram o ritmo forte de 2024, quando 166 mil veículos (398,5 mil unidades exportadas) foram para os “hermanos”, de acordo com o Estadão, com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). É apontado que 40% dos veículos comercializados no país eram brasileiros.

Este volume exportado para os vizinhos representou um faturamento de US$ 2,58 bilhões, 60% maior que 2023 e o melhor resultado desde 2018 (US$ 4,61 bilhões).

O post Setor automotivo tem alta na produção e melhor janeiro desde 2021 apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.