Rosatom abre inscrições para brasileiros em curso sobre reatores nucleares

A Academia Técnica da Rosatom — estatal russa de pesquisas voltadas para energia nuclear, sobretudo com base na fabricação de medicamentos — abriu inscrições para o curso intitulado “Train-the-Trainers: Usinas Nucleares com SMR – Principais Aspectos e Ciclo de Vida”. O programa será desenvolvido em parceria com a Universidade Técnica Estadual de Nizhny Novgorod. Abordará os principais conceitos de operação, segurança e tecnologia dos Reatores Modulares Pequenos (SMR), e tem como objetivo complementar a formação de especialistas na área.

Conforme explicaram coordenadores da companhia em atuação no Brasil, o programa, que pode ser acompanhado presencialmente em Obninsk, na Rússia, ou de forma online, oferece uma visão abrangente do ciclo de vida dos SMRs, explorando suas aplicações industriais e os desafios na gestão de rejeitos nucleares.

Leia mais

Podem se inscrever professores e pesquisadores das áreas de engenharia nuclear e mecânica, pós-graduandos interessados no setor nuclear, profissionais envolvidos na operação de usinas nucleares e especialistas em desenvolvimento de currículos educacionais sobre a área.

As vagas são limitadas, e a seleção dos candidatos será realizada com base em critérios competitivos definidos pelos organizadores. O curso é gratuito para os alunos selecionados, com possibilidade de concessão de bolsas para cobrir despesas com passagens aéreas e hospedagem. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão.

Programa

O conteúdo inclui temas relevantes como reatores de baixa potência de água pressurizada, equipamentos principais e sistemas de segurança das usinas com RITM-200N, bem como aplicações não energéticas dos SMRs, gestão de rejeitos radioativos e combustível nuclear usado (RW e SNF), além do treinamento de pessoal para a operação de usinas com SMR.

Também estão previstas atividades práticas, como laboratórios e visitas técnicas a fabricantes de combustível e equipamentos para usinas com SMR. O curso acontece de 24 a 28 de março, com carga horária de 40 horas e aulas em russo e inglês. As inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro pelo site da Rosatom. Os interessados podem obter mais informação por e-mail com Olga Zhuravleva ([email protected]).

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.