PF realiza operação no Recife e em Paulista contra corrupção na educação pública

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (11), a Operação Errata que visa reprimir a corrupção na rede municipal de ensino da cidade de Belford Roxo, situada na Baixada Fluminense. Em Pernambuco, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

O primeiro ocorreu em uma empresa do Recife, que é responsável pelo fornecimento de material didático para prefeituras. No local, onde foram apreendidos computadores e documentos.

O segundo mandado foi cumprido na residência de um contador e empresário de 47 anos, dono de uma gráfica em Paulista, na Região Metropolitana. Na residência, os agentes da PF apreenderam um veículo SW4, notebooks, relógios, celular, mídia de computadores e documentos. As informações são da CBN Recife.

Leia mais

A investigação, realizada de forma conjunta com o GAECO/MPF/RJ, apura o desvio de recursos oriundos do Fundo Nacional de Educação (FUNDEB) para contratações firmadas pela Secretaria de Educação do Município de Belford Roxo, mediante inexigibilidade de licitação, para o fornecimento de livros didáticos aos alunos da respectiva rede pública de ensino. A ação contou ainda com o apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal.

Além do Recife e Paulista, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro (14), Nova Iguaçu (11), Belford Roxo (7), Fortaleza/CE (4), Maricá/RJ (2), Armação dos Búzios/RJ (1) e Mesquita/RJ (1). A PF também cumpriu quatro mandados de prisão preventiva nos municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu (RJ).

Os investigados poderão responder na medida de suas responsabilidades pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e corrupção direta e legal. As penas máximas somadas ultrapassam os 62 anos de reclusão.

Todo o material apreendido ficará à disposição da coordenação da operação do Rio Janeiro a fim de subsidiar as investigações que estão em andamento.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.