Defesa Civil de São José alerta para previsão de altas temperaturas, chegando a ultrapassar os 30ºC até quinta-feira (13)

A Prefeitura de São José, por meio da Defesa Civil, alerta para as altas temperaturas e a umidade relativa do ar abaixo dos 20%, com risco de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Segundo aviso meteorológico divulgado pelo Estado até a essa quinta-feira (13), uma intensa massa de ar quente e seco afeta o município e região.

Nestas situações é recomendado beber muita água, suspender exercícios físicos entre 10h e 16h e usar protetor solar. Atenção especial com as crianças e idosos. Além disso, é fundamental o uso de protetor solar, roupas leves e claras, chapéus e óculos escuros. O consumo regular de água, água de coco e sucos naturais também são essenciais para manter a hidratação.

Os primeiros cuidados, segundo o diretor da Defesa Civil de São José, Telson do Nascimento, devem ser com a Saúde. “Durante esse período seco, as pessoas devem procurar hidratar-se frequentemente, evitar a realização de exercícios físicos em áreas abertas, evitando ficar expostas ao sol, ventos e a poeira de forma geral, durante os horários mais críticos do dia.”

Além do calor, a semana deve ter sensação de ar abafado. As temperaturas devem ficar altas mesmo à noite e de madrugada. Telson ressalta ainda a preocupação com os incêndios que são comuns durante esse período.

Ele esclarece que o tempo quente e seco é propício para as queimadas florestais e nas áreas urbanas, onde uma simples faísca pode se transformar em um incêndio com potencial de destruir grandes áreas e prejudicar ainda mais a qualidade do ar. Vale ressaltar que é proibido por lei atear fogo mesmo que seja para pequenas quantidades de folhas de árvore ou lixo, e para limpeza de terrenos.

Pets

Também há orientações sobre os cuidados com os pets. Os animais de estimação também precisam de atenção redobrada quanto à segurança e conforto nesse clima de muito calor para evitar problemas de saúde. Em primeiro lugar, é preciso hidratar o animal e manter a água fresca e limpa disponível para o seu pet. Uma dica é, se possível, espalhar potes de água pela casa e trocar regularmente.

O diretor da Defesa Civil de São José orienta que passeios nos horários mais quentes devem ser evitados já que o asfalto e a calçada podem atingir temperaturas muito altas e causar queimaduras nas patinhas dos animais. Prefira sair nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde.

Outro ponto importante para evitar problemas é nunca deixar o pet dentro do carro, mesmo com vidros semi abertos. A temperatura dentro do veículo pode subir rapidamente e levar ao superaquecimento e assim colocar a vida do animal em risco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.