A Tempo quer massificar os assistentes pessoais (com AI, claro)

Quando Eduardo Latache trabalhava na Base Partners, uma gestora de venture capital, uma das melhores decisões que tomou foi contratar uma assistente pessoal. 

Segundo ele, essa pessoa fazia o pagamento de suas contas, comprava passagens, agendava médicos, e cuidava de tudo em sua vida que não fosse relacionado ao trabalho.

“Aquilo mudou o meu dia a dia,” ele disse ao Brazil Journal. “Essa pessoa se tornou o prestador de serviço mais importante para mim, apesar de ganhar menos do que outros prestadores.”

Eduardo Latache ok

No início do ano passado, Latache deixou a Base para fundar a Tempo, uma startup que está tentando massificar a experiência que ele teve.

“Estamos resolvendo aquele ‘trabalho depois do trabalho’, que conforme você vai ficando mais velho vai ficando cada vez mais difícil de tocar.”

Para escalar a ideia, a Tempo está aliando o atendimento humano com inteligência artificial, que ajuda os assistentes a fazer seu trabalho com mais eficiência e atender um número maior de pessoas.

Eduardo diz que um assistente pessoal costuma atender de 5 a 7 clientes no máximo. “Com nossa solução, ele consegue atender mais de 20,” disse ele.

Para tirar a ideia do papel, a Tempo fez uma rodada de seed money liderada pela Maya Capital e com participação da Norte Ventures. O cheque foi de US$ 3,5 milhões, cerca de R$ 21 milhões ao câmbio de hoje. 

Nos últimos meses, a Tempo vinha operando em ‘stealth mode’ — e só fez seu lançamento oficial hoje.

Ainda debaixo do radar a startup conquistou 100 clientes (family & friends) que pagam um tíquete médio de R$ 1.000 por mês pelo serviço. (O valor varia de R$ 700 a R$ 2.500, dependendo do perfil de uso e do tamanho da família).

Num serviço que demanda uma confiança enorme — afinal, o assistente está lidando com as finanças do cliente e com todas as obrigações de sua vida — a Tempo está apostando numa conta pré-paga própria para dar mais segurança às operações. 

Os clientes depositam um valor nessa conta, que o assistente usa para fazer todos os pagamentos. (Cada operação precisa da aprovação do titular da conta, feita por Whatsapp). 

Todos os assistentes são contratados pela Tempo e trabalham full time na empresa. 

O preço atual do serviço ainda é inacessível para boa parte da população, mas Eduardo diz que o objetivo é ganhar cada vez mais eficiência na operação e assim reduzir o tíquete. 

“Hoje um assistente já atende mais de 20 pessoas, mas esperamos triplicar ou quadruplicar esse número, o que permitiria tornar a assinatura acessível para um cliente perfil Personnalité, que já é uma fatia de mais de 2 milhões de pessoas,” disse ele. 

Esse ganho de eficiência deve vir essencialmente da tecnologia.

“Sempre queremos ter o fator humano para não perder o toque pessoal, mas as respostas podem ser facilitadas por sugestões de IA, levando em conta o contexto e histórico de cada cliente. Isso vai dar eficiência e facilitar no caso de troca dos assistentes, para não prejudicar o serviço.”

Outra frente de expansão é vender a solução como um benefício que as empresas podem oferecer a seus funcionários. Segundo Eduardo, quatro companhias já estão testando o serviço. 

Até o final do ano, a expectativa da Tempo é chegar a 1.000 clientes pagantes, 10x seu tamanho atual, o que já daria uma receita de cerca de R$ 1 milhão/mês para a startup, considerando o tíquete médio atual.

Pedro Arbex

++ Notícias

  • CEO de 39 anos revela estratégias de produtividade: ‘Estou sempre procurando comprar tempo de volta’

  • Tempo real: Ibovespa repercute primeiros resultados da temporada de balanços

  • Tempo real: Ibovespa repercute balanço do Itaú (ITUB4) e outros resultados

  • Esse empresário desafiou Wall Street e lucrou € 340 bi: ‘Se você tem dinheiro, o tempo é um amigo’

  • Startup aposta no monitoramento de processos judiciais com notificações em tempo real via WhatsApp 

O post A Tempo quer massificar os assistentes pessoais (com AI, claro) apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.