Injustiçados? 10 filmes brasileiros que mereciam vencer o Oscar

Com a indicação histórica de ‘Ainda Estou Aqui’ para o Oscar de Melhor Filme, além das indicações em Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz Principal para Fernanda Torres, surge a dúvida sobre outros filmes brasileiros que poderiam ser indicados para a premiação. Saiba filmes nacionais que poderiam vencer o prêmio mas sequer foram indicados.

Cidade de Deus

Cidade de Deus se passa na comunidade de mesmo nome na década de 60. A trama segue Buscapé, um jovem negro e pobre, que vive na comunidade. Com sonho de ser fotógrafo, Buscapé narra os acontecimentos da época, com foco na guerra entre os traficantes Zé Pequeno, que comanda a comunidade, e Mané Galinha.

Bacurau

Lançado em 2019, Bacurau é dirigido por Kleber Mendonça Filho e acompanha um pequeno povoado no sertão brasileiro. Aos poucos, os moradores do vilarejo percebem algo estranho na região, quando drones passeiam pelo céu e estrangeiros chegam ao local. Para defender o vilarejo, os moradores se juntam para combater a ameaça.

Central do Brasil

O drama fez história e garantiu a Fernanda Montenegro uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, do qual muitos ainda consideram sua derrota como um ‘roubo’. A trama segue Dora, uma professora aposentada que trabalha como escritora de cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

Olga

A militante comunista Olga Benário é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Na capital russa, Olga faz treinamento militar e fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de sete meses, ela é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão feminina do campo de concentração de Barnimstraße.

Tropa de Elite

Tropa de Elite segue o capitão Nascimento, do Bope do Rio de Janeiro, que é designado para chefiar uma das equipes que tem como missão apaziguar o Morro do Turano. Ele precisa cumprir as ordens enquanto procura por um substituto para ficar em seu lugar. Durante um tiroteio na comunidade, a equipe de Nascimento resgata Neto e Matias, dois aspirantes da PM que entram no grupo de formação do Bope.

Abril Despedaçado

Na década de 1910, Tonho vive com a família no sertão nordestino. Ele é impelido pelo pai a vingar a morte do irmão mais velho, vítima de uma rixa entre famílias pela posse da terra. Tonho sabe que será perseguido por um membro da família rival, como dita o código de vingança local.

Cabra Marcado para Morrer

Cabra Marcado para Morrer é um documentário que conta a história de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé, na Paraíba, que foi assassinado em 1962. O filme foi dirigido por Eduardo Coutinho e é considerado um dos grandes clássicos do cinema brasileiro.

Aquarius

Uma jornalista aposentada defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento.

Que Horas Ela Volta?

Val deixa a filha no interior de Pernambuco e passa os 13 anos seguintes trabalhando como babá do menino Fabinho em São Paulo. Val conseguiu estabilidade financeira, mas convive com a culpa por não ter criado sua filha, Jéssica. Às vésperas do vestibular de Fabinho, Jéssica decide ir para São Paulo e prestar vestibular também. Ela recebe o apoio de seus patrões para receber a garota, mas a convivência com Jéssica na casa é difícil. Dividida, Val precisa achar um novo modo de seguir sua vida.

A Vida Invisível

Antigas cartas de sua irmã Guida, há muito desaparecida, surpreendem Eurídice, uma senhora de 80 anos. No Rio de Janeiro dos anos 1950, Guida e Eurídice são cruelmente separadas, impedidas de viver os sonhos que alimentaram juntas ainda adolescentes. Invisíveis em uma sociedade paternalista e conservadora, elas se desdobram para seguir em frente.

Leia também

Revista coloca “Ainda Estou Aqui” como uma das maiores apostas para o Oscar 2025 com três indicações

O post Injustiçados? 10 filmes brasileiros que mereciam vencer o Oscar apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.