“Termômetro do agro”, Show Rural Coopavel abre calendário de grandes feiras

Cascavel (PR) – O calendário das grandes feiras do agronegócio brasileiro será aberto nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, com o Show Rural Coopavel. A 37ª edição do evento, em Cascavel, no Oeste do Paraná, terá 600 expositores, que ocuparão uma área de 720 mil metros quadrados.

São esperados 360 mil visitantes, para uma capacidade de 400 mil visitantes. O Show Rural segue até sexta-feira, 14 de fevereiro, e, até lá, será observado como um grande termômetro dos humores do setor, depois de um ano marcado por dificuldades em praticamente todas as regiões produtoras.

As interrogações sobre o desempenho dos negócios devem começar a ser respondidas a partir da abertura dos portões. Antes disso, os organizadores não divulgaram previsão de movimentação financeira e nem se esperam atingir os mesmos R$ 6,1 bilhões computados por eles ao final da edição do ano passado.

DIlvo Grolli, presidente da Coopavel, manteve o discurso otimista que lhe é peculiar. “Será o maior evento que tivemos e é um momento importante para repassar as tecnologias e novidades para os produtores”, afirmou.

“Temos que continuar crescendo no agronegócio, ser eficientes e, para isso, temos de levar as tecnologias para a propriedade”.

O caráter da feira de funcionar como um teste de mercado se reflete em parte dos estandes dos expositores.

Apesar de reservarem as principais estreias de novos modelos de máquinas para a Agrishow – que acontece no fim de abril e Ribeirão Preto (SP), as principais empresas do setor levam para Cascavel alguns novos produtos e a expectativa de um maior apetite dos produtores rurais por aquisições, reflexo de uma safra de verão com bom desenvolvimento na maioria das regiões.

Principal empresa global de máquinas, a John Deere, por exemplo, promete apresentar uma nova série de plantadeiras na feira. Segundo a companhia, são quatro modelos de equipamentos desenvolvidos especialmente para a região Sul com eficiência e adaptabilidade para aumentar o desempenho da operação.

Com um dos focos na citricultura, a sul-coreana LS Tractor lançará dois novos tratores. O Plus 90 LE é o destaque. Segundo o diretor comercial da companhia, Felippe Vieira, o trator é destinado para o uso nos pomares de laranja e outras atividades que exigem precisão no sistema hidráulico, combinando economia de combustível.

“Nossas soluções são, muitas vezes, elaboradas a partir de demandas pontuais feitas por produtores que, depois, são avaliadas e consolidadas pela nossa engenharia”, afirmou Vieira.

A Massey Ferguson, por sua vez, destaca, no Show Rural, o MF 560R Dry, distribuidor de fertilizantes sólidos, que, segundo a empresa, oferece maior autonomia de trabalho e reduz em até 30% o consumo de combustível.

Já a Case IH, marca da CNH, terá 20 máquinas expostas e também promete anunciar novidades tanto em tecnologia quanto em serviços.

Localizado em uma das regiões que se inclui entre as maiores produtoras de soja do Brasil, o Show Rural terá novidades das principais empresas desenvolvedoras de sementes e também de insumos para a oleaginosa.

A parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a Fundação Meridional apresentará na feira duas novas cultivares de soja transgênicas que agregam tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba e resistência às principais lagartas e doenças da soja.

Já a KWS/GDM mostrará sua nova marca de sementes na feira. Para isso, escolheu o mundo virtual para a apresentação, com uma live nesta segunda-feira.

Para financiar os produtores, nove bancos e cooperativas de crédito estarão presentes no Show Rural. “Teremos linhas especiais de crédito para quem desejar investir em avanços nas atividades e até para financiamento de compra de drones”, relatou o diretor-executivo presidente da Credicoopavel, Paulo Aparecido Arantes.

++ Notícias

  • Na COP30, produtor rural espera mais foco na prática e menos nas discussões teóricas

  • Lollapalooza 2025 divulga horários de cada show e divisão das atrações por palco; confira

  • Como a Cacau Show se tornou a maior franquia do Brasil

  • Show de Christina Aguilera no Brasil acontece nesta quinta; veja tudo que precisa saber

  • Super Bowl 2025: Kendrick Lamar fará o show do intervalo neste ano

O post “Termômetro do agro”, Show Rural Coopavel abre calendário de grandes feiras apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 

[email protected]