Com estrutura pronta, ponte de R$ 200 milhões entre Tocantins e Pará não é usada por falta de acessos


Obra lançada durante o governo Temer está 95% pronta, mas não pode ser utilizada. Atualmente, a travessia é feita através de balsas. Ponte sobre o rio Araguaia entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia (PA)
Denit/Divulgação
Após mais de dois anos de atraso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a previsão para entrega da ponte sobre o rio Araguaia, na divisa entre Tocantins e Pará, será para o segundo semestre de 2025. A obra da ponte é avaliada em R$ 204,2 milhões e está 95% pronta, mas não pode ser utilizada porque os acessos à estrutura não foram construídos.
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A ponte liga os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). A estrutura vai compor a BR-153, que é uma das principais vias para escoar a produção da fronteira agrícola chamada de Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Atualmente a travessia é feita através de balsas.
De acordo com o DNIT, a construção da ponte teve um contrato diferente da obra para contrução dos acessos. O investimento para construir os acessos é de aproximadamente R$ 28,6 milhões (veja nota abaixo).
Os acessos serão construídos no km 151,56 da rodovia ao km 151,87 do lado do Pará, e nos km 1,20 ao km 2,90 do Tocantins. O órgão não especificou a data em que serão entregues.
Segundo a Prefeitura de Xambioá, ainda falta a União realizar o pagamento de indenizações aos proprietários dos terrenos para começar as obras dos acessos. Em nota, o Dnit afirmou que audiências conciliatórias para discutir as indenizações estão marcadas para esse mês de fevereiro na Justiça Federal e “por isso, ainda não houve pagamentos”.
Quando ficar pronta, a ponte terá 1.724 metros de extensão e a expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas. Quem está responsável pela construção da ponte é o Consórcio A. Gaspar/Arteleste/V. Garambone.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do governo federal, os acessos à ponte sobre o Rio Araguaia terão extensão de 2.010 metros, sendo 310 metros de extensão no lado do Pará e outros 1.700 metros de extensão no lado do Tocantins.
Os acessos serão feitos com plataforma de 12 metros de largura de pista e acostamento e calçadas com 1,50 metros de largura para cada lado. Esses acessos também contarão com a implantação de vias marginais à rodovia.
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O contrato para a obra da ponte estava assinado desde 2017, no governo Temer. A primeira previsão para o início da construção era 2018 com estimativa de três anos para a entrega. Mas a obra foi alvo de disputa judicial e a ordem de serviço só foi assinada pelo DNIT em 2020.
O valor da construção também sofreu alterações ao longo dos anos. Quando anunciada pelo governo Temer, a obra estava orçada em R$ 132 milhões. Quase três anos depois, a ordem de serviço previa os custos com o projeto em R$ 157 milhões. Agora, segundo o DNIT, os valores somados de ponte e acessos devem ultrapassar R$ 232,8 milhões.
Íntegra da nota do DNIT
O DNIT informa que a Ponte Rodoviária sobre o Rio Araguaia, em Xambioá, na BR-153/TO, atualmente com 95% dos serviços concluídos, tem um contrato diferente da obra de construção dos acessos. Está sob responsabilidade do Consórcio A. Gaspar/Arteleste/V. Garambone, com investimento de aproximadamente R$ 204,2 milhões.
A obra de construção dos acessos à ponte, km 151,56 ao km 151,87 (PA) e km 1,20 ao km 2,90 (TO) tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2025. O investimento é de aproximadamente R$ 28,6 milhões.
Com relação à indenização, as primeiras audiências conciliatórias na Justiça Federal estão marcadas para este mês de fevereiro. Por isso, ainda não houve pagamentos.
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