Paulo de Souza Coelho fez política sem mandatos públicos

Por Marcelo Damasceno

Da Rádio Transrio FM

Em 1986, uma desavença de ordem política e por espaços eleitorais tornou Paulo de Souza Coelho, empresário e industrial, um rebelde em família. Paulo queria espaço político para o filho Fernando Bezerra Coelho que já havia sido consagrado com a expressiva votação de deputado estadual e virado secretário chefe de gabinete do então governador de Pernambuco, Roberto Magalhães. A ruptura era inevitável, e Paulo Coelho queria que o filho, FBC, fosse deputado federal constituinte.

O bastante para romper com os irmãos de sangue e aliar-se à Frente Popular de Pernambuco. Dali em diante, as eleições ficariam polarizadas em Petrolina. E Paulo de Souza Coelho elegeu o filho FBC deputado federal (1986), apoiando a eleição de Miguel Arraes de Alencar, governador de Pernambuco após 22 anos de exílio político pela ditadura militar. Paulo Coelho intrigava a opinião pública, sendo um conservador de centro-direita, ao apoiar contra seus irmãos aquele Miguel Arraes, considerado “comunista”.

Do núcleo familiar de Paulo Coelho, casado com dona Lizete Bezerra filha do empresário e coronel Fernando Idalino Bezerra, na região de Ouricuri, Araripe, viriam duas gerações de políticos: os filhos deputados, Fernando Bezerra Coelho e Clementino Coelho Neto, além dos netos, Fernando Filho, deputado federal, Miguel Coelho, ex prefeito de Petrolina e ex deputado estadual, e Antônio Coelho, deputado estadual (estes últimos, filhos de Fernando Bezerra Coelho)

Leia mais

Paulo de Souza Coelho se regozijou ao fazer FBC três vezes prefeito de Petrolina, junto com os irmãos com quem construiu um vasto império político e empresarial, tanto em Pernambuco quanto na Bahia, onde teve um irmão, Gercino Coelho, promotor de justiça e deputado estadual, e o sobrinho Nilo Coelho, que foi governador da Bahia de 1989 a 1990

Paulo de Souza Coelho sempre exaltou a política contundente dos irmãos Nilo Coelho, governador de Pernambuco, e Osvaldo Coelho, deputado federal com grande expertise empresarial. Paulo de Souza ainda é muito lembrado nas redes sociais e na política de Petrolina por sua inteligência ousada.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.