Lêda Borges e Zeli Fritsche vão disputar mandato de deputada federal pelo União Brasil

Mineira de Conquista, Lêda Borges de Moura, de 63 anos, é deputada federal por Goiás e foi prefeita de Valparaíso de Goiás, no Entorno de Brasília. É formada em Letras e Direito.

Catarinense de Itaporanga, Zeli Fritsche, de 62 anos, é deputada estadual por Goiás e foi vice-prefeita de Valparaíso de Goiás. É dentista. É filiada ao União Brasil.

Lêda Borges e Zeli Fritsche, loiras bonitas, elegantes, inteligentes e aguerridas, apoiam a gestão do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e serão candidatas a deputada federal em 2026, daqui a um ano e sete meses. “Um pulinho”, como se diz lá em Conquista, Itaporanga e Valparaíso.

Zeli Fritsche e Lêda Borges serão candidatas a deputada federal como representantes do Entorno de Brasília, ambas de Valparaíso, uma das cidades com maior número de eleitores de Goiás (terá mais de 100 mil eleitores, possivelmente, em 2026).

As duas amazonas, com discursos afiados e firmes, são adversárias renhidas, mas serão candidatas pelo mesmo partido. Lêda Borges planeja sair do PSDB em 2026, com a janela partidária. Mas, se o PSDB se fundir com o MDB ou com o PSD, poderá sair antes. Ela será candidata, no próximo pleito, pelo União Brasil.

O Entorno de Brasília conta com dois deputados federais: Lêda Borges (que não foi bem votada em 2022) e Célio Silveira (MDB). Tem voto para eleger três deputados federais? A rigor, tem para eleger até mais. Entretanto, a região, durante as campanhas, é “invadida” por candidatos de várias regiões do Estado. Por isso, os líderes locais às vezes saem enfraquecidos.

Zeli Fritsche conta com um trunfo: terá o apoio do ex-prefeito Pábio Mossoró — maior líder político de Valparaíso — e do prefeito Marcos Vinicius, eleito em 2024 ao derrotar o candidato apoiado por Lêda Borges. Noutras palavras, por causa do apoio político e da estrutura, será uma candidatura eleitoralmente consistente. Poderá obter uma votação maior do que a da adversária. Porém, mesmo tendo perdido força nas últimas eleições municipais, a tucana também é uma guerreira política.

Pábio Mossoró, que trafega bem em todo o Entorno de Brasília, será candidato a deputado estadual pelo MDB. É, dos políticos da região, um dos mais ligados ao vice-governador Daniel Vilela (MDB), que será candidato a governador em 2026, com o apoio do governador Ronaldo Caiado. (E.F.B.)

O post Lêda Borges e Zeli Fritsche vão disputar mandato de deputada federal pelo União Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.