Carnaval do Rio leva campanha “Feminicídio Zero” à Sapucaí

O Ministério das Mulheres oficializou, nesta sexta-feira (7), a inserção da campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” no Carnaval do Rio de Janeiro. A ação, que conta com a parceria do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), visa ampliar a conscientização sobre a violência de gênero em meio à maior festa popular do país.

Durante o período carnavalesco, mensagens da campanha serão amplamente distribuídas pelo Sambódromo da Sapucaí, incluindo faixas na avenida carregadas por mulheres, painéis informativos, adesivos nas portas dos banheiros e distribuição de materiais gráficos. O objetivo é lembrar que a festa deve ser um espaço livre de assédio e que a responsabilidade de enfrentar a violência contra as mulheres deve ser compartilhada por toda a sociedade, incluindo os homens.

Além disso, todas as peças reforçam os canais de denúncia como a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que agora também atende via WhatsApp (61) 9610-0180.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a relevância da campanha dentro de um dos maiores eventos culturais do país. “No Carnaval, não estaremos apenas na Sapucaí, estaremos nas quadras das escolas de samba, conversando com a comunidade, com as pessoas que produzem essa grande festa, sobre a importância de eliminar a violência contra as mulheres”, afirmou.

Segundo a ministra, a pretensão é mudar a realidade do Brasil, “que ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídio”, junto das escolas de samba e da população, transformando o Carnaval não apenas em um momento de celebração, mas também de reflexão.

Engajamento coletivo pela causa

A campanha não se limita apenas ao setor cultural. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou que o enfrentamento da violência contra a mulher deve ser visto como uma questão de saúde pública. “Nós falamos muito sobre as salas lilás, sobre o acolhimento que devemos dar à mulher, mas o papel da saúde é também se somar à prevenção”, disse.

Mario Moreira, presidente da Fiocruz, reforçou o compromisso da instituição contra qualquer tipo de violência, especialmente a de gênero. “O Carnaval é uma potência cultural, uma festa nacional e também uma oportunidade importante de trazer para o debate nacional a questão da violência contra as mulheres. Os números assustam e são inadmissíveis”, declarou.

O presidente da Liesa, Gabriel David, celebrou a adesão da campanha ao evento, chamando-a de um “marco para o Carnaval”. Segundo ele, a festa ainda é vista como um ambiente propício para a violência contra a mulher, e as escolas de samba têm grande potencial para “comunicar algo tão importante para a sociedade”.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também participou do evento e destacou a relevância do Carnaval como plataforma de conscientização. “Nada é mais potente em termos de comunicação do que o nosso Carnaval. Colocar essa mensagem do Feminicídio Zero na Avenida é o posicionamento de um Brasil que a gente precisa sonhar e construir”, disse.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, lembrou da luta da irmã, a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018. “A gente segue aqui reafirmando a nossa luta, cada vez mais, para que toda e qualquer mulher desse país seja livre da maneira que bem entenda, mas que seja respeitada”, afirmou.

Foto: Walterson Rosa/MS

O evento também contou com a presença da Secretária de Mulheres do Estado, Heloisa Aguiar, da Secretária de Políticas para as Mulheres da cidade do Rio, Joyce Trindade, e de parlamentares como Benedita da Silva (PT) e Jandira Feghali (PCdoB).

A campanha “Feminicídio Zero” já tem impacto nacional, com parcerias que incluem a CBF e grandes clubes de futebol, levando uma mensagem para os estádios. Agora, ao entrar na avenida mais famosa do país, a iniciativa reforça que o Carnaval pode ser um espaço não apenas de festa, mas também de conscientização e transformação social.

__
com informações do Ministério das Mulheres

O post Carnaval do Rio leva campanha “Feminicídio Zero” à Sapucaí apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.