Aparecida reforça rede de proteção à mulher com novas ações e parcerias

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Aparecida, sob a liderança de Carolina Araújo, deu um passo na direção da defesa dos direitos da população feminina. Em reunião realizada na quinta-feira, 6, a secretária reuniu representantes de diversas instituições que compõem a rede de proteção à mulher para alinhar estratégias e iniciar um ciclo de ações integradas no município.

O encontro, além de estabelecer um fluxo de trabalho entre os órgãos, apresentou o calendário de atividades para 2025, que já inclui eventos como a 1ª Corrida das Mulheres, programada para 9 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa surge em um momento de fortalecimento da secretaria, impulsionada pelo apoio do novo prefeito Leandro Vilela. “A defesa dos direitos da mulher é prioridade do governo do prefeito Leandro Vilela, que determinou que fizéssemos ações para empoderar, capacitar e, de fato, proteger as mulheres do nosso município”, afirmou Carolina Araújo durante o encontro.

A reunião contou com a presença de autoridades que atuam diretamente na linha de frente da proteção às mulheres em Aparecida. Capitã Waleska, da Polícia Militar, que comanda a Patrulha Maria da Penha no município, destacou a relevância da integração entre os órgãos. “As mulheres que a gente atende estão numa camada abaixo da desumanidade, são mulheres que ninguém quer”, lamentou a militar, enfatizando a necessidade de um olhar mais humano e inclusivo para as vítimas de violência.

A inspetora Vanuza, da Patrulha Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM), corroborou com a fala da capitã e trouxe dados sobre a situação atual em Aparecida. Segundo ela, a GCM presta assistência a 70 mulheres que estão sob medidas protetivas, após terem sido vítimas de violência doméstica. 

A rede de proteção em Aparecida é composta por uma ampla gama de instituições, incluindo as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Trabalho, a Guarda Civil Municipal, a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aparecida, o Tribunal de Justiça de Goiás, o Ministério Público estadual, a seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, a Polícia Militar de Goiás, o Conselho da Mulher, a Superintendência Estadual da Mulher e a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag Mulher).

Esse conjunto de entidades trabalha de forma articulada para oferecer um suporte abrangente às mulheres em situação de vulnerabilidade, desde o acolhimento inicial até o acompanhamento jurídico e psicológico. Entre os principais objetivos da secretaria está a criação de políticas públicas que vão além da assistência emergencial, promovendo a capacitação profissional e a inserção das mulheres no mercado de trabalho.

Leia também:

Um dos primeiros sinais de Alzheimer pode surgir aos 40 anos; saiba identificar

“Cardume” de onças-pintadas é flagrado nadando e brincando em Goiás

O post Aparecida reforça rede de proteção à mulher com novas ações e parcerias apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.